Ser lembrada como marca referência no segmento de atuação e também como a primeira opção dos consumidores na hora da compra está entre as metas das empresas. Ao mesmo tempo, essas conquistas são um desafio, pois, para ganhar o mercado, é preciso fazer a diferença e ter estratégias de marketing eficientes para se conectar com seu público.
E para saber as empresas que se destacam no mercado capixaba, a melhor forma é ouvir diretamente os consumidores. Chegando à sua 32ª edição, o Recall de Marcas A Gazeta apresenta sua pesquisa com um novo olhar, mas com o mesmo propósito. Este ano a premiação tem como tema principal “Contra dados não há argumentos.”
A pesquisa de percepção de mercado mais tradicional e completa do Estado foi feita neste ano em parceria com a Markka Consultoria, do Rio de Janeiro, e aponta quais marcas estão mais conectadas com os consumidores do Espírito Santo. Os troféus foram entregues em uma grande noite de premiação no Le Buffet, em Vitória, nesta sexta-feira (21).
Para chegar ao ranking das mais lembradas, os entrevistados foram questionados com a seguinte pergunta: “Quando eu falo (segmento) na Grande Vitória, qual a marca lhe vem à cabeça?
Foram avaliados 79 segmentos da economia capixaba a partir de 1.600 entrevistas com moradores com mais de 16 anos de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.
No total, foram mais de 4.300 marcas citadas pelos consumidores, que tinham idade média de 39 anos. E a renda média familiar dos entrevistados é de R$ 4.057.
Em constante atualização, a pesquisa inclui ou retira segmentos, conforme os movimentos da própria economia no Estado. Categorias como lojas de CD e revelação de fotografia, por exemplo, deixaram de aparecer devido ao avanço tecnológico. No primeiro ano do Recall, apenas 22 segmentos foram avaliados. Agora, são 80.
Para a diretora da Markka, Karine Karam, que também é mestre em Administração e doutora em Comunicação, a pesquisa do Recall é importante porque o ativo mais importante que uma empresa pode ter é a lembrança da sua marca pelo consumidor.
“Medir esse tipo de pesquisa é muito relevante para você saber se as suas estratégias de marketing estão sendo assertivas e se você está investindo o tanto que você precisa. Porque, no final, o que importa é o consumidor.”
A diretora acrescenta que as pesquisas de Recall são usadas no mundo inteiro porque ela é um indicador muito importante da força e da eficiência do marketing de uma empresa junto ao seu consumidor. “Se a pessoa se lembra da marca, isso significa que a comunicação está chegando no lugar mais importante do pódio, que é a cabeça do consumidor”, frisa.
Após fazer pesquisas em Linhares, Colatina, São Mateus e Cachoeiro e Itapemirim, a Markka assume pela primeira vez a pesquisa Recall de Marcas na Grande Vitória.
Karine conta que as pesquisas foram feitas com amostra respeitando a distribuição da população da Região Metropolitana, e os questionários aplicados em locais com grandes fluxos de pessoas.
O diretor de Mercado da Rede Gazeta, Bruno Passoni, fala sobre a importância da pesquisa chegar à 32ª edição, ressaltando que o levantamento tem o papel de acompanhar ao longo dessas três décadas o crescimento e a consolidação de grandes marcas do Espírito Santo, Estado reconhecido no país pela sua forma e relevância no desenvolvimento.
“O Recall de Marcas A Gazeta tem sido a principal pesquisa e premiação de lembrança de marcas capixabas. No momento que estamos vivendo agora, nunca se falou tanto em se reinventar, criar e acreditar. Por isso, acredito que o resultado da pesquisa sempre vai ser um grande aliado do empresário. Os números seguem como um diagnóstico do atual panorama da memória do consumidor”, lembra.
*Metodologia: quando há mais de um ganhador em uma posição, é porque houve empate técnico. No caso de várias empresas em primeiro lugar, por exemplo, as demais ficam em terceiro, sendo suprimido o segundo lugar. Em algumas categorias, não há duas ou três posições, porque não tiveram marcas com percentual relevante.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta