Quem passa à noite pela BR 101, na altura de Ibiraçu, no Norte do Espírito Santo, pode ter notado uma diferença no monumento imponente de 35 metros de altura e 350 toneladas, localizado às margens da rodovia. A estátua gigante do Buda e as outras 15 imagens menores ganharam uma nova iluminação na quinta-feira (1º).
A estátua do Buda sentado na posição de lótus é a maior do Ocidente. A estrutura é maior até que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 30 metros. Levou um ano até o trabalho ficar pronto e ser inaugurado.
O local já era iluminado antes, mas agora as estátuas ganharam luzes modernas que valorizam o formato e a cor original das obras. Tudo foi feito por meio de uma parceria. A arquiteta Larissa Aguiar fez o projeto, uma fábrica doou os equipamentos e uma empresa realizou a instalação.
“O Buda e os pequenos budas durante o dia já são obras de artes super contempladas. Então, nós queríamos ter também esse significado do monumento durante a noite. Com esse projeto, nós conseguimos trazer a mesma perspectiva do dia para o período noturno”, explica a arquiteta responsável.
O monumento gigante do Mosteiro Zen Morro da Vargem foi montado na praça Torí, entre os anos de 2018 e 2020, e inaugurado em 2021. A estrutura é feita de ferro, aço e concreto. Por mês, cerca de 30 mil pessoas de todo o Brasil e de outros países visitam o Buda durante o dia. A expectativa é de que a nova iluminação atraia o público também à noite.
“Quando nós pensamos no futuro, a nossa ideia é melhorar a iluminação também no restante do complexo, para que as famílias não visitem apenas durante o dia, como tem acontecido”, afirma o monge vice-abade do mosteiro, Kendo Bitti.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta