Mudança de faixa, curva e estacionar. As três manobras no trânsito são habituais para quem dirige no dia a dia, mas podem se tornar em problemas até para os motoristas mais experientes. Tudo devido ao famoso e temido ponto cego dos veículos. Mas sabia que existe uma forma de se prevenir? Ações como sinalizar e até a forma de posicionar os acessórios do veículo podem diminuir os locais não visíveis para os condutores.
O ponto cego é a área ao redor do veículo que quem está dirigindo não consegue ver nos espelhos devido a angulação. A sensação é de que o automóvel que você está vendo na mesma pista que a sua simplesmente sumiu ou outro apareceu "do nada".
Quando isso acontece, se muda de faixa, por exemplo, acabam ocorrendo acidentes e mortes acabam acontecendo devido à sensação de área livre. Para ajudar o motorista a não cair nessa “armadilha” a reportagem de A Gazeta trouxe dicas de especialistas para ajudar quem está atrás do volante.
O ajuste do retrovisor é a dica principal do especialista em trânsito, Greg Repsol, pois quanto mais ajustado, mais fechado fica o campo que você não enxerga. Isso proporciona um maior ângulo visual. Veja como fazer:
Outra ajuda é se atentar até a onde vai a ‘cegueira’ de dentro e de fora do carro. Veja, respectivamente, como fazer em cada um dos casos.
Existem atitudes que podem auxiliar a prevenir acidentes, mesmo em momentos que os retrovisores não estejam bem posicionados.
*Com informações do repórter Elton Ribeiro, da TV Gazeta
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta