Os filmes Dois Papas e A Primeira Tentação de Cristo, ambos do Netflix, têm provocado debates acalorados na sociedade brasileira, principalmente entre os cristãos. O primeiro, através do diálogo entre os papas Bento XVI e Francisco, evidencia que existem dois modelos de Igreja que contrapõem conservadores e liberais, e que divergem em assuntos como o celibato clerical e a ordenação de mulheres.
O mais polêmico, entretanto, é o especial de Natal do Porta dos Fundos, alvo da ira dos cristãos. O filme, que mostra Jesus como homossexual, foi até censurado por um desembargador do Rio de Janeiro, mas a decisão foi revertida pelo STF. Neste caso, o que deve prevalecer: a crença religiosa ou a liberdade de expressão consagrada na Constituição?
Esses temas são analisados no episódio desta semana do Papo de Colunista pelo professor de Filosofia e teólogo Vitor Nunes Rosa, que fala também sobre manipulação da fé e participação dos cristãos na política.
Ouça o nosso podcast desta semana e encontre a resposta para esta e outras questões.
*Você pode ouvir o podcast também no aplicativo do Spotify e em outras plataformas digitais. Basta procurar por Papo de Colunista.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta