Sextou com s de “saiu a lista”. Para dez candidatos da 27ª edição do Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta, o fim de semana terá um gostinho especial de novo desafio e de brinde à esperada aprovação.
A organização do programa divulgou nesta sexta-feira (9) a lista dos que superaram todas as etapas e conquistaram as dez vagas para imergir pelas áreas da Rede Gazeta, em aulas que já começam na próxima quarta-feira (14). Sete mulheres e três homens foram os escolhidos. Do grupo, oito vieram do curso de Jornalismo; uma, do curso de Rádio e TV; e uma, da graduação em Letras.
As instituições que tiveram o maior número de aprovados foram a Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com três representantes cada. A lista segue com um selecionado vindo da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), na Bahia; um da Universidade Federal de São João del-Rei, Minas Gerais, um da Estácio de Sá, do Espírito Santo, e um do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, também do Estado.
A aula inaugural, na próxima quarta, será marcada por um encontro dos novos alunos com a jornalista Tati Wuo, ex-residente do programa, hoje produtora de conteúdo e pesquisadora do Caldeirão com Mion (TV Globo).
A escolha pelo nome de Tati para esse bate-papo, aliás, tem uma razão bastante relevante, pois durante os quase quatro meses da imersão na Rede Gazeta os focas vão produzir um programa especial de entretenimento para a TV Gazeta, conteúdo inédito a ser desenvolvido dentro da Residência. A previsão é que atração vá ao ar em dezembro.
Fachetti acrescentou que o Curso de Residência terá como eixo central a geração Z. Os focas vão destrinchar os hábitos, sonhos, desafios e desejos dessa galera jovem por meio também de podcasts e materiais especiais.
Puderam concorrer às dez vagas do programa de imersão da Rede Gazeta graduados em quaisquer cursos superiores, cuja conclusão tenha acontecido a partir de dezembro de 2022, ou graduandos que estivessem cursando o último período da faculdade. Com esses mesmos prazos, a participação estendeu-se aos alunos do curso técnico de Rádio e TV.
Na prova objetiva, a fase inicial, os candidatos responderam a uma prova com 30 questões de conhecimentos gerais, Língua Portuguesa e conhecimentos básicos de jornalismo. Seguiram na disputa aqueles que acertarem pelo menos 60% das questões.
A etapa seguinte incluiu a produção do texto e a sugestão de pauta. Por e-mail, os candidatos receberam um link para assistirem a determinado conteúdo e, em seguida, produziram uma matéria jornalística a respeito do tema. A última etapa foi a entrevista individual, que selecionou, ao longo desta semana, dentre os 30 finalistas, os dez aprovados.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta