Saiu a notícia mais aguardada das últimas semanas pelos candidatos ao Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. Depois de concluídas as etapas da prova objetiva, da redação e das entrevistas com a banca avaliadora, a organização do processo seletivo divulgou nesta quinta-feira (31) o nome dos dez aprovados para compor a turma da edição 2023 do programa.
Seis mulheres e quatro homens, a maioria capixaba e egressa de universidades públicas (80%), foram os escolhidos. O grupo tem como cidades de origem Vitória, Vila Velha, Bom Jesus do Norte, Linhares, Mariana (MG), Viçosa (MG) e Bauru (SP) e já se prepara para a aula inaugural, que ocorrerá na próxima terça-feira (5).
Todos os dez selecionados são formandos ou recém-formados em Jornalismo. As instituições que tiveram o maior número de aprovados foram a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com três representantes cada. A lista segue com duas da Universidade Federal de Viçosa (UFV), uma da Faesa e um da Universidade Vila Velha (UVV).
A aula inaugural será marcada pelo bate-papo dos novos residentes com ex-alunos do curso. O evento abordará o tema "Conexao com o Futuro: desafios e histórias de quem já foi residente" e terá como convidados Raphael De Angeli, repórter da TV Globo e ex-aluno do programa (turma 2010); Isaac Ribeiro, repórter da TV Gazeta Norte (turma de 2008); e Ana Elisa Bassi, produtora da TV Gazeta (turma 2012). A apresentação ficará a cargo de Álvaro Guaresqui, repórter da TV Gazeta (turma de 2021).
Fachetti ressalta, ainda, que a turma terá oficina sobre uso da voz e postura em frente às câmeras. "Como se vê, abarcamos várias frentes para acompanhar os novos tempos, a fim de contemplar a abragência que envolve a área da comunicação."
O 26º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta recebeu inscrições de candidatos de todas as cinco regiões do país. No total, 187 pessoas fizeram o cadastro e se submeteram à prova de Jornalismo, Língua Portuguesa e Conhecimentos Gerais, na plataforma Gupy. O número supera a marca da edição do ano passado, que atraiu 150 graduandos e recém-graduados.
Além da diversidade regional, chamou atenção a variedade das áreas de formação. Estudantes e ex-estudantes de Comunicação Social, Letras, Direito, Pedagogia, Enfermagem, Educação Física, História, Economia, Rádio/TV, e Informática entraram no páreo.
Os 59 candidatos que acertaram mais de mais de 60% das questões e atenderam aos critérios para disputar as vagas avançaram para a segunda fase do processo, a etapa de redação.
Seguiram para as entrevistas os que obtiveram as 30 melhores pontuações nas provas objetivas e de redação. A conversa dos candidatos com a banca avaliadora ocorreu nesta e na última semana e escolheu os dez novos alunos.
Agora, a turma selecionada mergulhará de cabeça no tema "O poder das comunidades do Espírito Santo", que envolve a valorização das múltiplas identidades no Estado, a visibilidade aos negócios locais e a geração Z.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta