> >
Supermercado, praia, rede social: os cenários para começar o amor moderno da geração Z

Supermercado, praia, rede social: os cenários para começar o amor moderno da geração Z

Último episódio da temporada mostra como os genZ têm descoberto os matchs off-line e também lidado com as interações nos apps

Publicado em 29 de outubro de 2024 às 11:19

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Andréia Pegoretti
Editora do Curso de Residência / [email protected]

Bora discutir a relação? No último episódio da quarta temporada do Papo Residência, a DR é conduzida pelos residentes Bruno Nézio e Louize Lima, que mostram como a geração Z tem dado match fora das telas quando se fala em relacionamento. No novo cenário do amor moderno, a orla da praia e até o supermercado viram palco para o “Tinder da vida real”. Clique na imagem acima e ouça agora.

Psicóloga e comentarista de comportamento social, família e relacionamentos na CBN, Adriana Müller é uma das convidadas da resenha, que encerra a temporada  "Um zoom na geração Z". Para ela, os genZ têm revisitado e reformulado conceitos que sempre existiram, principalmente nas relações.

O papo também conta com a influenciadora Lelê Avelar, de 21 anos, que viralizou nas redes sociais ao afirmar que a orla de Camburi, em Vitória, é a melhor alternativa para arrumar um contatinho, atualmente. O conteúdo tem quase 1 milhão de visualizações. Nos comentários, internautas apontaram seus lugares favoritos pela Grande Vitória para apostar num match “offline”.

E por falar em redes sociais, é claro que elas ainda estão bem presentes entre os genZ (a primeira geração nativodigital) quando a intenção é ter algo com alguém, do casual ao relacionamento sério. Maria Rita Pinheiro e Bruno Borsodi, que hoje são amigos, se conheceram por meio de um match virtual e contam suas percepções sobre essas nuances.

"O novo cenário do amor moderno" também fala sobre “ghosting”, palavra derivada de ghost (fantasma em inglês). Ghosting é o sumiço repentino, sem maiores explicações, das pessoas do outro lado da tela. De repente (e na maioria das vezes para sempre), o “contatinho” para de responder.

Bruno Borsodi, 23 anos, também relata suas experiências com os aplicativos de relacionamento e os cuidados necessários para não cair em armadilhas emocionais e  físicas com pessoas até então estranhas e mal-intencionadas.

A dupla de residentes, na parte final do episódio, destaca, ainda,  como um supermercado na Espanha virou notícia recentemente ao dar uma de cupido. No horário específico, entre 19h e 20h, os frequentadores do estabelecimento adotam um código para conhecerem alguém (sim, parece a "Festa do Sinal" versão varejo). Empurrar um carrinho com um abacaxi de ponta-cabeça, por exemplo, sinaliza que você está solteiro e aberto a conhecer alguém.

Quer saber o código de quem está querendo algo mais casual ou então um relacionamento? Ouça e confira.  É só clicar na  imagem de abertura deste conteúdo. Spoiler: tem a ver com doçuras e leguminosas.

O Papo Residência é o podcast do Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta, que está em sua 27ª edição.

Este episódio  também pode ser ouvido no Spotify. Ouça aqui.

Ouça também

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais