Depois de 330 horas de atividades virtuais e presenciais, de 246 conteúdos produzidos e de três meses de treinamentos e práticas, o Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta entregou uma nova turma de dez talentos para o mercado da comunicação.
A cerimônia de formatura dos alunos da 25ª edição do programa ocorreu na noite da última quarta-feira (23), no auditório da empresa, em Vitória, com a presença de amigos e familiares dos jovens, de profissionais da área e de representantes das patrocinadoras.
Conduziu o encontro como mestre de cerimônia a jornalista Renata Rasseli, integrante da turma-piloto que inaugurou a Residência, em 1997. De lá para cá, muita coisa mudou no curso, como ressaltaram a própria Renata, hoje colunista de A Gazeta, e os ex-residentes, nos depoimentos apresentados no evento. Também lembrou essas transformações o diretor-geral da Rede Gazeta, Marcello Moraes, ao falar sobre o ineditismo de algumas ações e fatos nesta edição 2022.
Marcello Moraes fez questão, ainda, de enaltecer o trabalho apresentado pelos jovens alunos. “Vocês formaram uma turma muito legal. [...] Foi a melhor turma do Curso de Residência.”
O diretor-geral acrescentou que a Residência da Rede Gazeta é um modelo que se tornou referência para outros veículos de comunicação no país, uma iniciativa que tem sido replicada ao servir de inspiração para outros negócios multimídia que querem abraçar o propósito da formação qualificada de profissionais.
Diante do papel social desempenhado pelo curso, ele celebrou o apoio e o engajamento dados pelos patrocinadores. “Isso não é só parceria. É também aliança estratégica. Temos a sorte de ter empresas parceiras.”
A relevância da Residência também foi apontada pelos representantes das organizações patrocinadoras, que elencaram as ações alinhadas ao ESG, tema deste ano do curso. A sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança foi assunto no podcast produzido pelo grupo e em outros conteúdos entregues.
“O curso da Rede Gazeta é o exemplo do S, de Social, ao dar oportunidades e entregar mão de obra qualificada. É uma alegria apoiar uma iniciativa que entrega profissionais com valores tão sólidos ao mercado”, assinalou o gerente de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, João Bosco.
Ex-residente do curso (da turma de 2006), a jornalista Elaine Vieira, analista de Relacionamento com a Imprensa da Vale, frisou a importância de se incentivar a qualificação profissional. “A Vale acredita no programa da Residência. Foi uma honra recebê-los na Vale e falarmos sobre ESG, uma pauta em que investimos muito”, declarou Elaine.
Coordenadora de Comunicação e Marca da Suzano, Brenda Nascimento mencionou o papel transformador da comunicação, deixando uma mensagem aos residentes. “Vocês têm o poder de transformar vidas, de salvar vidas.”
Pela primeira vez à frente da coordenação do Curso de Residência, o jornalista Eduardo Fachetti, gerente de Comunicação Institucional da Rede Gazeta, sublinhou que o programa é marcado por autodescobertas e redescobertas.
Numa experiência como esta, complementou ele, “precisamos funcionar como indivíduos, como duplas, trios, quartetos e como grupo. E, como em qualquer outra situação da vida, há grupos que funcionam e que não funcionam. mas essa turma aqui... deu liga!”
Homenagem à “mãe da Residência", vídeos com depoimentos de ex-alunos do programa e momentos de emoção marcaram a reta final da cerimônia de formatura da turma 2022, composta por André Afonso, Atílio Esperandio, Beatriz Heleodoro, Eduarda Moro, Gedyson Viana, João Vitor Castro, Lívia Bonatto, Mikaella Mozer, Nara Rozado e Vitor Recla. Eles receberam o diploma das mãos da editora-chefe de A Gazeta e da CBN Vitória, Elaine Silva, e de Bruno Dalvi, editor-chefe da TV Gazeta.
Oradoras do grupo, Mikaella e Lívia citaram os desafios vivenciados antes de chegarem até aquele momento. “Cada um enfrentou seus medos e dificuldades para estar aqui e mostrar do que é capaz. E conseguimos, chegamos ao final da Residência com sentimento de dever cumprido”, disse Mikaella.
Lívia completou: “Aulas sobre inovação, experiências diversas e a prática jornalística nos fizeram compreender que o jornalismo, em sua essência, não morreu, e nem há de morrer tão cedo. A verdade é que ele se reinventa, e as portas da comunicação se abrem a cada dia. O mercado nos chama. As máquinas podem até automatizar tarefas que antes demandavam mão de obra, mas o ser humano que existe nessa profissão tão nobre, jamais será substituído”.
Praticando o lema “o conteúdo é rei”, uma das frases mais citadas pelos orientadores e alunos ao longo do curso, a turma também mostrou no evento... mais conteúdo. Os jovens produziram dois vídeos que foram exibidos na cerimônia.
O primeiro abordava a imersão de três meses em 2022 e outro destacava os 25 anos da iniciativa. Para este último, foram colhidos depoimentos de ex-residentes, que reafirmaram: muda coisa muito, mas o que permanece são o carinho e o afeto de Sara Aguiar, a “mãe da Residência”.
Sara é jornalista e assistente do programa, do qual participa ininterruptamente desde 2000. “Eu te agradeço muito o carinho que você teve comigo. Eu me senti muito acolhido. Eu guardo muito muito amor por você”, disse o repórter Caíque Verli, um dos ex-residentes que deixaram sua mensagem para Sara.
Após a exibição do vídeo, a profissional foi aplaudida de pé e presenteada com flores no palco, em mais um momento eternizado na história da Residência neste um quarto de século.
A noite terminou em festa, regada a comida de boteco e roda de samba, para arrematar em grande estilo a jornada percorrida.
Os conteúdos produzidos pela turma 2022 da Residência estão na página do programa. Acesse aqui.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta