Após cerca de 120 dias de estudos remotos por conta da pandemia, a maior parte das escolas da rede privada do Estado concederá a seus alunos e equipes pedagógicas duas semanas de recesso escolar. O que em outros momentos seria aproveitado com viagens, passeios na casa dos avós e idas ao parque, neste ano, por ainda existir a orientação de isolamento social, será desfrutado com mais restrições. Contudo, com criatividade, é possível encontrar opções divertidas de entretenimento.
É o que garante Alexandre Zanotelli, um dos coordenadores pedagógicos do Centro Educacional Leonardo Da Vinci. De acordo com ele, apesar de ser um momento de descanso de extrema importância, também é um tempo de se manter ativo e desenvolvendo habilidades.
Os alunos passaram por grandes desafios neste primeiro semestre. Precisaram se adaptar rapidamente a uma realidade inesperada e se viram restritos em muitas coisas que gostavam de fazer. Por isso, mais do que nunca, o recesso deve priorizar a reposição de energias e o relaxamento mental. Diante dessa perspectiva, acreditamos que as atividades não devem ser obrigatórias ou exigirem demais das crianças, mas propiciarem momentos prazerosos, orienta Alexandre.
O coordenador orienta que sejam observadas as idades e aptidões das crianças para a escolha das brincadeiras. Crianças em torno de 7 anos, adaptam-se bem a jogos como Damas, Senha, Resta 1, Uno, Supertrunfo e Cara-a-cara. Já os de 8 anos, podem ser desafiados com Xadrez e A Hora do Rush, enquanto os de 9 já dão conta do Ludo, e os de 10, da Trilha, opina.
Outra opção para os pequenos que se divertem com a leitura são livros clássicos como Cinderela, Patinho feio e Gato de botas para a turminha de 7 anos; A Semente da verdade e O casamento da ararinha azul, para os de 8 anos; Lendas do Brasil e Era mais uma vez outra vez, para os de 9 anos; e Minhas memórias de Lobato e Malala, a menina que queria ir para a escola, para os de 10 anos.
O coordenador ainda indica alguns sites educativos que proporcionam grandes viagens dentro de casa. Alguns deles são:
Museu Natural de História - o acervo online do museu permite verdadeiras viagens no tempo.
Observação: plataforma em Inglês
NASA - atividades e descobertas sobre o Espaço.
Observação: plataforma em Inglês
O Museu Met oferece vídeos das experiências em 360°, pra causar no espectador a sensação de realmente estar no local.
O tradicional Louvre também conta com exibições online de seu requisitado acervo.
O Museu de Belas Artes de Boston (Museum of Fine Arts) tem exibições de diferentes expressões de arte em formato de vídeos e fotos de tirar o fôlego.
O acervo permanente da Pinatoteca de São Paulo também pode mexer com a imaginação da criançada com exposições inteiras em 3D.
A Le Gallerie Degli Uffizi conta com várias artes que promovem uma real viagem histórica
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta