Um esbarrão na fila do banco ou uma conversa no pé do ouvido na balada: aquele primeiro olhar, independentemente da ocasião em que ocorre, gera uma primeira impressão. O primeiro contato é decisivo, segundo a psicóloga Adriana Müller. Em poucos segundos a pessoa é julgada. O sorriso, as palavras e até a forma como se veste. São necessários tempo e esforço para que duas pessoas ou mais se conheçam, deixando de lado julgamentos prévios. Mas afinal, a primeira impressão é a que fica?
A psicóloga e comentarista da Rádio CBN Vitória diz que a primeira impressão é algo que acontece de maneira instantânea e que qualquer ação, mesmo que sem intenção, como um esbarrão ou tropeço, pode gerar um efeito negativo.
Segundo Adriana Müller, apesar de rápida, a nossa primeira impressão sobre o outro sofre com a influência do nosso próprio comportamento, o que carregamos até aquele momento.
"A primeira impressão está baseada em critérios sociais e culturais. Existe uma expectativa sobre como a pessoa irá agir, falar, se comportar. Isso acontece em função do que você já viveu até aqui", comenta.
É como uma entrevista de emprego, cita a psicóloga, onde o empregador espera encontrar alguém de determinado perfil. Por outro lado, o candidato à vaga esperar ser o que o chefe procura.
Neste momento, surpresas podem ocorrer, mas para o convencimento do outro sobre alguma característica que você tem, é necessário tempo.
Em entrevista ao jornalista Lucas Valadão, durante o quadro CBN e a Família, Adriana Müller explica que os dois primeiros segundos são importantes, mas que é preciso pensar em como reverter ou consolidar uma primeira impressão no restante do tempo.
Se falou alguma bobagem ou se envolveu em algum mal-entendido naquele primeiro momento, como mudar esse panorama?
Para a especialista, sim, a primeira impressão é a que fica. Mas não se engane, a opinião de outra pessoa sobre você pode virar de ponta-cabeça.
Adriana Müller ressalta que de todas as características julgadas, a mais importante é o sorriso: "Ele é o que causa reação mais positiva e imediata. Quando chega alguém sorrindo, isso gera empatia". Ou seja, espalhe belos sorrisos por aí!
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