Publicado em 28 de janeiro de 2020 às 19:43
Num projeto moderno de 150 metros quadrados, dos arquitetos Kassio Fontoura e Marcela Grasselli, é a poltrona de balanço a protagonista da decoração. Confeccionada em acabamentos em corda náutica, a peça foi escolhida para trazer leveza e descompromisso ao living. "Apesar de ser um mobiliário próprio para áreas externas, nasceu com a ideia em se trazer um pouco da natureza externa para dentro dos espaço social. Para garantir que o mobiliário tivesse destaque no living, a especificação dos acabamentos em corda náutica preta foram essenciais", explica Kassio.
A dupla conta que, para o ambiente, foram selecionadas peças assinadas que trouxeram a tona o conceito de ambientes confortáveis e amplos, onde a presença da natureza se fez presente através do paisagismo bem como o uso da poltrona de balanço. "Os tons claros dos tecidos que revestem os estofados trazem a ideia de ambiente solar ao refletirem a luminosidade que entra pelas grandes esquadrias do pé direito duplo. E o contraste se da na área onde foi posicionada a poltrona de balanço, onde a ideia foi criar uma mini floresta urbana com diferentes espécies da flora tropical", diz Marcella. Eles optaram por um mix de plantas tropicais e de fácil manutenção, como as dracenas e helicônias. "O grande destaque é a bananeira que ocupa parte do pé direito duplo do ambiente", diz Kassio.
Kassio Fontoura
ArquitetoO arquiteto Oberdam Bartocci trouxe o balanço para a área de lazer de uma cobertura. "Ele nos remete a ambiente externos algo bem-vindo para o projeto de uma área de lazer. E como em Vitória, temos problemas com o pó preto, fica mais prático para limpeza do ambiente, pois não precisa arrastar móveis", explica.
Foi o arquiteto que desenhou o balanço, que fica suspenso por cordas. "A escolha do material foi algo bem criterioso e pensado junto com a equipe de execução, uma vez que se trata de um móvel para área externa com possibilidade de contato com a água. A estrutura é de aço galvanizado com pintura automotiva revestida com um plástico de altíssima densidade. Esse material recebeu um acabamento de laca fosca", diz.
Oberdam Bartocci
ArquitetoO mobiliário, que é um design contemporâneo com linhas arrojadas e retas, é a prova d'água. Destaque também para o jardim vertical, que foi posicionado atrás do balanço. "A arquitetura biofílica é uma tendência na arquitetura. As espécies foram selecionadas de acordo com a exposição do ambiente à luz natural. Como ali não tem luz direta, empregou-se plantas que se desenvolvem bem na sombra como o pacová, a jiboia, e dois chifres-de-veado que possuem folhas com formas escultóricas enriquecendo a composição.
No lounge de 130 metros quadrados, de frente pro mar, os balanços também são o protagonista. "Criei um ambiente que é uma área gourmet, com sala de estar e adega. A ideia é para receber convidados", explica a a arquiteta Cyane Zoboli. Os balanços, ela conta, foram escolhidos para substituir as poltronas e as chaises.
No projeto foi utilizada a tonalidade cinza, dando contraste ao rosé. "Com isso criei um contraste. E os balanços compuseram o visual", diz a arquiteta.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta