Você já deve saber que ampliar a sensação de espaço é apenas um dos recursos obtidos com o uso de um espelho. Além de funcional, um modelo especial, tem feito sucesso na decoração de diversos ambientes. É o espelho Adnet, também chamado de escandinavo, que se tornou peça queridinha da temporada. "Não é um simples espelho chapado na parede. Ele tem o detalhe do couro, que faz toda a diferença na peça, tem uma forma redonda. Ou seja, por si só, ele dá um 'up' na decoração", diz a arquiteta Eduarda Santos.
Abigail Soares, que também é arquiteta, conta que esse modelo se tornou muito popular por conta da sua versatilidade, já que combina com diferentes estilos de decoração. "O importante é saber combinar a paleta de cores do ambiente com os materiais e tonalidades aplicadas no espelho", sugere.
A versatilidade da peça aparece principalmente através das alças. São diversas como couro, tecido, cordão e até correntes metálicas. "É justamente por conta de sua versatilidade que o espelho Adnet se tornou tão famoso, já que é possível adaptar suas alças e molduras de acordo com o ambiente no qual será utilizado. Basta utilizar a criatividade", diz Abigail.
Jacques Adnet, arquiteto e designer francês, ficou conhecido por seu trabalho com materiais e combinações incomuns que o projetou internacionalmente, principalmente após a criação de móveis que integravam metal, vidro e couro.
Em 1950, Adnet, que já havia se tornado um ícone do luxo francês, firmou uma parceria com a grife Hermès, onde desenvolveu uma coleção inteira de móveis e acessórios cobertos de couro. Ali nasceria um de seus trabalhos mais conhecidos e replicados: uma peça redonda revestida com couro e dobradiças de latão cujo diferencial era uma alça de apoio.
O arquiteto Kassio Fontoura diz que o espelho faz sucesso devido ao design bem arrojado. "Atrai pessoas com gosto contemporâneo e também rústico. Ele tem a presença da cor mais escura na moldura e do couro que ajuda a trazer a sensação de aconchego. E cumpre a função decorativa e de funcionalidade. Uso muito em hall na entrada de apartamentos, banheiros e quartos".
Eduarda Santos diz que a cor da fita é que revela o estilo na decoração do ambiente. "Se usar o espelho Adnet com uma tira de couro preta, por exemplo, ele cai bem para um ambiente com estilo industrial. Já a tira de couro marrom pode ser combinado para o clássico".
Será que existe uma altura específica para prender o espelho? Abigail Soares diz que o ideal é que seja observada a sua finalidade antes de definir a altura. "Espelhos decorativos não necessitam estar na mesma altura que um espelho de um lavabo, por exemplo". Eduarda Santos recomenda considerar sempre a altura dos olhos, assim como qualquer outro quadro. "É só medir a altura dos seus olhos e alinhar o centro do espelho nessa medida para fixá-lo na parede. Assim você garante o conforto visual".
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta