Diariamente diversos fatores interferem na saúde do nosso cabelo. Quem vive no litoral pode ser prejudicado pela exposição ao sol, ao vento, pela água do mar ou da piscina. E ainda tem o secador e a chapinha, acessórios usados por muitas mulheres... O resultado é um cabelo ressecado ou seco. Ou seja, sem brilho, áspero, com fios quebradiços, volume fora de controle, fios difíceis de pentear e sem sedosidade.
"Agentes físicos como secador, chapinha, babyliss; químicos como o uso de modificadores da estrutura capilar, que inclui luzes, alisamentos e tinturas; e até mesmo agentes ambientais como o sol, o vento, o calor, a água do mar ou piscina levam os fios a ficarem assim. Tomar banho com água muito quente também agrava o ressecamento", explica a farmacêutica e tricologista Cristal Bastos.
A tricologista Camila Zanoni conta que outro fator, que leva o cabelo a ficar dessa forma, é a falta da rotina home care. "Como as pessoas que não cuidam dos cabelos em casa. Se vai usar secador ou chapinha, é importante usar um protetor térmico, fazer hidratação uma vez por semana, evitar usar muito quente durante o banho e usar produtos de acordo com as características de cada cabelo".
Ela diz que quando cabelo está muito ressecado ocorre o aumento dos famosos cabelinhos "arrepiados", quebra dos fios pela desidratação, perda de brilho e forma dos fios para os cacheados e ondulados.
Cristal Bastos conta que um dos principais cuidados é evitar o abuso de fatores que agridem o cabelo, e quando for ficar exposto, investir em produtos e acessórios de proteção, como chapéu, boné, protetor térmico, protetor solar e leave-in, por exemplo. "Outra recomendação é manter uma rotina de cuidados com os fios por meio do cronograma capilar que intercala três tratamentos diferentes: hidratação, nutrição e reconstrução. Dessa forma é possível fornecer os nutrientes e vitaminas que a fibra capilar necessita para ficar saudável, brilhante e macia. Também é importante cuidar de dentro para fora, bebendo muita água e se alimentar bem", diz.
Veja 7 dicas para recuperar o cabelo ressecado
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta