Os olhos são órgãos complexos que possuem diversas estruturas, como pálpebras, aparato lacrimal, córnea, úvea, cristalino, retina e nervo óptico, sendo que cada uma delas possui diferentes funções para que os olhos se mantenham saudáveis e funcionais. Não é diferente no caso dos pets. Falta de cuidado, características físicas ou acidentes podem provocar doenças nos olhos, levando à cegueira unilateral ou bilateral.
Para a médica veterinária Tatiana Sacchi, tratar dos olhos é quase sempre uma questão urgente. Em entrevista ao jornalista Mário Bonella, a comentarista do quadro Clube Pet CBN, da CBN Vitória, disse que existem várias causas para a cegueira animal.
Conheça algumas causas comuns de cegueira em cães que também podem afetar os gatos:
"Todos os cães braquicefálico estão mais propensos a patologias oculares, principalmente a úlcera de córnea, que acontece em decorrência de algum trauma. Se a doença não for tratada da forma correta, o animal pode ficar cego", comenta Tatiana Sacchi.
Cada doença tem a sua particularidade, mas no geral, os animais podem demonstrar algum desconforto ocular. "Ele pode coçar os olhos, ter alguma secreção, uma remela. A córnea pode ficar opaca, deixando o olho do cão sem brilho", destaca.
A comentarista da CBN Vitória explica que o ideal é sempre procurar atendimento médico, uma resposta de especialista. Mas caso algo anormal aparece nos olhos do seu animal, limpe usando soro fisiológico e algodão.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta