A Prefeitura da Serra vai realizar 80 mil castrações gratuitas de cães e gatos no município. Os interessados podem se inscrever por meio do portal da campanha ou pelos telefones: (27) 3281-7721 e (27) 3338-9907. De acordo com informações divulgadas pela prefeitura em seu edital, o responsável pelo animal deve ser obrigatoriamente maior de 18 anos e morador da Serra para se cadastrar. O animal deve ter entre sete meses e oito anos.
No momento da inscrição deverão ser informados dados do tutor e dos animais. Após o cadastro no sistema, será efetuada uma triagem da análise dos dados realizada pela Secretaria de Saúde da Serra. Em seguida, conforme a programação, será agendado um dia para uma conversa sobre o procedimento médico do animal, assim como para apresentar e confirmar toda a documentação.
A campanha, que acontece por meio de uma parceria entre clínicas veterinárias privadas e o órgão público, surgiu como forma de controle da população de cães e gatos no município, assegurando dessa forma, um conforto no aspecto estético e sanitário para os moradores e garantia de maior segurança para toda a população.
Na confirmação dos documentos, será necessário a apresentação de:
Durante a apresentação dos documentos, também será entregue para o dono do animal um formulário da realização da cirurgia com indicações de hospitais veterinário, data e horário de castração.
Durante a ação de seleção de animais para a castração gratuita, serão priorizados segundo a prefeitura, alguns critérios específicos. Entre eles serão analisados e levados em consideração:
Ainda de acordo com a prefeitura, serão priorizadas no programa as famílias de baixa renda, sendo essas comprovadas no Número de Inscrição Social (NIS), famílias residentes de áreas com grande número de notificação de casos de zoonoses, agressão e densidade populacional de animais.
A prefeitura reforça que os bairros com maiores agressões a humanos durante os anos de 2018 e 2019 são especificamente: Jacaraípe, Nova Almeida, Serra Sede, Serra Dourada, Feu Rosa, Porto Canoa, Barcelona, Laranjeiras, Novo Horizonte e Jardim Tropical. Dessa forma, tais bairros deverão ser priorizados nas intervenções.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta