O que comemos pode interferir diretamente na nossa disposição e bem-estar. Por isso, depois de horas em jejum, é importante que o café da manhã seja uma refeição com bons nutrientes. Pesquisa do Journal of the American College of Cardiology mostrou que pular o café da manhã aumenta o risco de aterosclerose, ou seja, endurecimento e estreitamento das artérias. Outra da Universidade de Iowa (EUA), mostra que as pessoas que não se alimentam pela manhã possuem um risco de 87% de morrer por doenças cardiovasculares.
A refeição é tão ou mais importante do que o almoço e o jantar. “O café da manhã é a nossa primeira refeição do dia, depois que você acorda de um período prolongado em jejum, o seu organismo precisa de alimento”, explica a endocrinologista Gisele Lorenzoni.
O café da manhã equilibrado pode ditar o restante do seu dia. “Alimentando-se bem pela manhã, é possível melhorar o humor e comer menos nas outras refeições, evitando exageros que podem desencadear a obesidade”, diz a médica.
Para uma boa refeição pela manhã, a endocrinologista sugere uma variedade de grãos, fibras, proteínas, vitaminas e carboidratos complexos. "A dica é optar por alimentos mais naturais possíveis e menos processados. Como exemplo, os ovos cozidos, batata-doce, banana-da-terra, pão integral, grãos como granola, aveia, frutas e lógico, o bom café, além de leite e sucos, que vão conferir energia para o restante do dia", ressalta Gisele.
A endocrinologista conta que o grande segredo é que os alimentos com altas quantidades de fibras são ótimas fontes de energia, além de liberarem glicose de forma gradual e promover a saciedade por um período mais longo. "Mas é preciso respeitar as restrições alimentares de cada indivíduo", afirma. Para começar o dia cheio de energia, confira 5 alimentos perfeitos para o seu café da manhã.
O ovo é rico em proteínas e também em vitaminas B12, B2 e A. É um alimento que produz energia que fica por várias horas no corpo e o mantém saciado. Opte por ovos cozidos, que são mais saudáveis do que comer frito.
Maçã, banana, abacaxi, mamão, uva... As opções são inúmeras. As frutas são fontes de nutrientes e fibras e ajudam o sistema digestivo a trabalhar melhor. Para quem não gosta de comer a fruta, opte por sucos ou vitaminas, mas de preferência para beber sem açúcar.
Os grãos como castanhas, nozes, aveia e granola, por exemplo, possuem gorduras saudáveis além de ácido oleico. Estes alimentos são perfeitos para sustentar o nível de açúcar no sangue e também promover a saciedade.
Eles são os queridinhos de diversas pessoas, neste caso, a dica é escolher os pães ricos em fibras (que tem em sua composição grãos como castanhas, amêndoas, sementes de linhaça) e os integrais que são carboidratos mais complexos e assim, liberam glicose de forma gradual no corpo. Opte por pães caseiros com esses ingredientes, sem que sejam feitos com a farinha branca comum.
Ricos em proteínas e cálcio, leite, queijos brancos como minas, ricota ou até a muçarela light, podem ser consumidos no café da manhã.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta