Os livros são grandes agentes transformadores, capazes de nos carregar de um lugar para outro. Entre diversas páginas, é possível vivenciar novas experiências ou gerar identificação. Na maternidade, a literatura é capaz de mostrar a realidade desse mundo que se torna tão íntimo. Com isso, muitas mães têm procurado se aprofundar em livros sobre o assunto como forma de se preparar para essa fase, principalmente as mamães de primeira viagem.
De acordo com a pediatra Thaís Ervatti, as mulheres têm buscado mais informações sobre a maternidade dentro do consultório. Ela afirma que as mamães procuram conhecimentos ''até mesmo antes do parto, seja buscando em livros, internet ou na consulta pediátrica pré-natal, numa tentativa de se preparar melhor para esse desafio que virá''.
A ginecologista e obstetra Nicole Kuster também compactua com o pensamento de que aumentou a busca por curiosidades pelas pacientes. Ela enxerga o livro como uma ótima ferramenta de amparo nesse processo. Nicole ressalta que, como profissional, ''é preciso estudar diariamente, porque sempre chegam com alguma dúvida/pergunta e precisa estar antenado para responder''. Segundo Kuster, as principais dúvidas das mães são a respeito do trabalho de parto, o local que vai ganhar o bebê, como o médico atua e, após o nascimento, sobre a amamentação.
Thaís faz uma boa observação sobre como a maternidade é vista nos dias atuais. De acordo com ela, as mulheres têm se apoiado bastante, ganhando forças e se libertando de um ''estigma tão duro, onde podem ser seres humanos reais, curtir mais os seus filhos e a maternidade em si, com suas dores e delícias, suporte, acolhimento e informação''.
Finalizando esse mês materno e andando ao lado da literatura, a equipe de reportagem, em conjunto com especialistas, separou 6 obras literárias que abordam a maternidade para você devorar!
Obra ficou marcada ao abordar a maternidade real e quebrar tabus. (Reprodução/Skeelo)
MÃE FORA DA CAIXA
Sinopse: A autora Thaís Vilarinho aborda relatos da maternidade de forma sincera e amorosa, rompendo com pressões sociais e tabus. Avaliado pelos leitores como um acalento, o livro é uma narração de vivências maternas que liberta pré-conceitos sobre esse mundo profundo. Os textos transcrevem sentimentos, afeto e a realidade materna com muitas emoções.
Obra recheada de amor e humor com uma coletânea de crônicas. (Reprodução/Internet)
É FASE
Sinopse: Essa obra é um grande best-seller sobre a maternidade. Em uma coletânea de crônicas, a autora Rafaela Carvalho descreve as delícias da vida em família. Marcado pelo seu humor, o livro aborda a chegada de outros filhos, o relacionamento, o dia a dia, as alegrias e os choros. São quase 300 páginas de caos e amor que compõe a maternidade.
Obra que também quer acolher aquelas que nasceram junto com os filhos: as mães. (Reprodução/Internet)
MÃE RECÉM-NASCIDA
Sinopse: Uma outra obra da autora Thaís Vilarinho é a ''Mãe recém-nascida''. O livro, que possui a intenção de ser uma conversa entre amigas, pensa nas mães que nasceram junto com os filhos, em especial, as de primeira viagem. Através das palavras, a escritora convida aquelas que queiram descobrir mais sobre as indagações do mundo materno. O pilar da obra é tranquilizar as mães, que não devem se cobrar tanto, porque também acabaram de iniciar a sua jornada.
Um tradicional guia para a maternidade. (Reprodução/Internet)
O QUE ESPERAR QUANDO VOCÊ ESTÁ ESPERANDO
Sinopse: Com milhões de obras vendidas e um alcance internacional, o livro de Heide Murkoff, Arlene Eisenberg e Sandee Hathaway deve ficar na cabeceira da maternidade. Considerado uma quase ''bíblia'' da gravidez, a obra aborda diversos temas que vão desde o pré-natal até o desenvolvimento do feto no nono mês da gestação. O livro também inspirou um filme muito conhecido, de mesmo nome, com participação do brasileiro Rodrigo Santoro. Vale a pena se deliciar nessas quase 800 páginas de pura sabedoria.
Páginas: 784
Autores: Heide Murkoff, Arlene Eisenberg e Sandee Hathaway
O livro aborda, de forma bem objetiva, o mundo materno e a relação com os filhos. (Reprodução/Internet)
MATERNEASY: O GUIA PARA A MATERNIDADE MAIS FÁCIL
Sinopse: Uma obra para você entender tudo das necessidades primárias de um bebê. O livro foi escrito por duas mães apaixonadas em planilhas e listas: a gerente de projetos Danielle Mattioly e a analista de sistemas Fernanda Magalhães, que querem ajudar mamães a se sentirem seguras e tranquilas com a peculiaridade de uma nova vida. As duas compartilharam com os leitores a jornada do primeiro ano das filhas, muito bem sucedida por sinal, com qualidade de vida e leveza.
Páginas: 193
Autores: Danielle Mattioly e Fernanda Magalhães
Preço: R$ 21,00 (livro físico) e R$ 19,95 (kindle)
Uma obra recheada de reflexões importante do que é ser mãe. (Reprodução/internet)
EU NÃO NASCI MÃE
Este vídeo pode te interessar
Sinopse: Ao contrário dos guias super indicados, a autora Lua Barros não propõe um manual prático e milagroso, mas sim um compilado de reflexões necessárias. Para ela, antes de ter resposta prontas, é preciso desenvolver um novo olhar para a parentalidade. As questões que Lua aborda no livro são baseadas em suas próprias vivências e em teorias da educação, com objetivo de fazer com que o leitor encare o fato de ser responsável por uma vida de forma mais saudável.