Publicado em 9 de abril de 2018 às 21:59
Dor de garganta é um negócio bem chato. Não dá para engolir nada direito, atrapalha até a dormir. E tem gente que vive sofrendo esse incômodo sem saber que a causa pode ser o estresse.
Quando a pessoa passa por um período de estresse, de preocupação, pode sofrer uma queda na imunidade. E a garganta é como um órgão de choque. É como o estômago, com a gastrite nervosa, explica a otorrinolaringologista Zuleika Paim.
Qualquer gripe pode atacar esse órgão e gerar uma faringite. A via de entrada do vírus da gripe é a faringe. E ela pode nem ser o foco da infecção. Em alguns dias, aparece a gripe ou a sinusite. Mas o primeiro sinal é a garganta doer, diz a médica.
Segundo ela, se a dor de garganta passar com ajuda de pastilhas anti-inflamatórias, por exemplo, é porque não se trata de amigdalite, quando há formação de placas de pus no local.
INVESTIGAÇÃO
Mas quem tem a chamada faringite de repetição não pode ficar só à base de pastilhas sempre. O certo é investigar o problema. A dor de garganta pode acontecer eventualmente, durar poucos dias e sumir. Mas nada que é de repetição pode que ser ignorado. A pessoa pode ficar adotando medidas paliativas e mascarar algo mais sério, observa a otorrinolaringologista Christiane Saliba Helmer.
Outras doenças estão associadas ao problema, como gastrite, esofagite e até refluxo. Muita gente pensa que refluxo só afeta crianças. Mas não é verdade. Se há tosse seca, pigarro, dor de garganta recorrente, pode ser refluxo, destaca Zuleika.
Com o estresse, problemas no estômago podem acabar afetando, indiretamente, a boca. Com o estresse, o estômago fica com o pH mais ácido. Isso é bom para o estômago, mas qualquer outro lugar que tiver contato com esse ácido que sobe pode sofrer. Isso acontece quando as válvulas do estômago estão frouxas e deixam passar o bolo alimentar. É quando ocorre o refluxo, diz Christiane.
IRRITAÇÃO
Uma rinite também pode estar por trás das dores. O certo é o ar entrar pelo nariz e chegar à cavidade oral com a temperatura adequada. Mas pessoas com rinite alérgica costumam respirar pela boca. Isso pode ser um fator irritante para a faringe, afirma a especialista.
Por isso, se sua garganta reclama todo mês, procure um médico para avaliar o problema antes de recorrer sempre à balinha de gengibre.
DICAS
Como identificar
Se a dor de garganta acontece com frequência, vale buscar um especialista para identificar a causa, que pode ser só resultado de um resfriado, mas pode estar associada a gastrite ou refluxo, por exemplo.
Evite medicar
Usar pastilhas de gengibre ou anti-inflamatórias, spray de própolis, beber bastante líquido são ações que podem ajudar a diminuir o desconforto. Mas evite se medicar ou poderá apenas mascarar um problema mais sério.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta