Lavar - ou não - o cabelo depois da academia é uma dúvida que se perpetua por gerações ao longo dos milênios desde que se fez o planeta. Mas a questão pode estar perto de ser resolvida. Brincadeiras à parte, esse é mesmo um tema muito discutido, já que submeter os fios ao suor acaba deixando um aspecto de oleoso, meio sujo, que está longe de agradar alguém.
O fato é que o suor não é inimigo do cabelo, como pode parecer. "O que acontece é que durante o treino o couro cabeludo transpira. O suor tem sal e gordura produzida pela pele, causa acúmulo de sujeira na raiz e pode até ocasionar queda", diz o tricologista Carlos Henrique Camilo, em entrevista à revista Quem.
Para a publicação, o expert em cabelos também destacou que cada tipo de cabelo requer um cuidado diferente, então é importante manter uma rotina equilibrada de cuidados com as madeixas independentemente do exercício físico.
Cabelos oleosos, por exemplo, precisam ser mais lavados do que os secos. O mesmo acontece com cabelos crespos e cacheados, que dispensam a necessidade de tantas lavagens por semana.
AFINAL, LAVAR OU NÃO O CABELO APÓS SUAR?
O que mais incomoda é o aspecto gorduroso e oleoso que fica nos fios após a academia. No entanto, não tem problema deixar de lavar o cabelo depois de suar assim. Segundo o tricologista, é só deixar o suor secar por completo. Isso porque o que prejudica os fios é deixá-los molhados ou úmidos por muito tempo.
O especialista ainda faz um alerta sobre shampoos a seco à Quem e declara: É indicado lavar os cabelos em dias alternados ou o uso de um shampoo seco, para amenizar a oleosidade dos fios e do couro cabeludo e retirar a umidade. Vale ressaltar que o shampoo seco não remove os resíduos do couro cabeludo o que pode acabar prejudicando o cabelo.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta