Uma trend recente do TikTok mostra jovens e adolescentes lixando os próprios dentes com lixas de unha para torná-los mais uniformes. O objetivo seria alcançar um "sorriso alinhado". A ideia, que surgiu em vídeos estrangeiros e foi copiada por brasileiros, preocupa a comunidade de odontologistas pelo mundo todo.
Além de causar sérios danos à saúde dos dentes, pode fazer com que quem assista considere que há algo de errado em arcadas que não possuem os dentes tão alinhados, o que é totalmente natural. Além disso, outra preocupação é com a idade de quem assiste a esses vídeos, já que a idade permitida para uso do aplicativo é de 13 anos.
Pensando neste público, a odontopediatra Alice Sarcinelli alerta que o desgaste da camada externa do dente - chamada de esmalte dentário -, que ocorre com o lixamento, só deve ser indicada e realizada por um cirurgião-dentista e em casos muito específicos. As pessoas muitas vezes esquecem, mas o dente é um órgão, e sua integridade está relacionada à saúde, antes da estética, salienta.
Para alcançar dentes mais uniformes é preciso analisar o posicionamento dos dentes, o tamanho, a oclusão (encaixe dos dentes superiores e inferiores) do paciente e muitas outras questões. Um diagnóstico bem feito levando em conta não só a queixa do paciente, mas a saúde dos dentes e gengiva é fundamental. Para, então, surgirem as opções de tratamento, como ortodontia, facetas, lentes de contato dentária, entre outros, complementa.
A dentista Byanca Rocha explica que apesar de o conceito de belo poder variar entre as pessoas, a estética ideal não seria a de dentes todos do mesmo tamanho. Cada dente da nossa boca tem a sua anatomia, os dois da frente são um pouco maiores, os laterais a eles são levemente menores, os caninos tem que ter as pontinhas. Isso tudo gera uma harmonização no sorriso, pontua.
Byanca alerta ainda que a prática pode causar um dano à estrutura dental, já que desgasta o esmalte e a chamada dentina, segunda camada após o esmalte do dente. Esse desgaste pode gerar sensibilidade nos dentes. Eles ficam mais suscetíveis a ter cárie, porque não vai contar com a proteção total. Por isso, não é nada recomendado lixar os dentes, principalmente sozinho em casa, alerta a dentista.
A sensibilidade que virá em consequência disso pode ser irreversível, que o paciente não consegue tratar, e compromete a resistência ao gelado, ao quente. Então, não é nada agradável a pessoa precisar viver com a sensibilidade, finaliza.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta