> >
Spirulina: suplemento é rico em proteína e um poderoso anti-idade

Spirulina: suplemento é rico em proteína e um poderoso anti-idade

Conhecida também como alga azul, ela tem mais ferro que o espinafre e fortalece o sistema imunológico

Publicado em 4 de novembro de 2019 às 14:02

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Spirulina: Popularmente conhecida como a “Alga Azul”, é uma cianobactéria rica em nutrientes. (Shutterstock)

Um alimento de nome engraçado tem se mostrado poderosa quando o assunto é beleza e saúde. A spirulina ou alga azul faz sucesso no mundo fitness por suas propriedades nutritivas. Seus inúmeros benefícios vão do auxílio no tratamento da osteoporose até à prevenção do envelhecimento precoce. Além disso, é um importante aliado no processo de emagrecimento, nutrição e saciedade do corpo.

Eleita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “alimento do milênio,” por conter mais de 50 nutrientes fundamentais ao organismo, a spirulina é riquíssima em proteína, aminoácidos, vitamina A, vitamina do complexo B, vitamina E, minerais e ácidos fenólicos.

“O consumo recomendável diário fica entre 300mg e 500mg, dependendo da necessidade de cada um. Já que quem busca consumir o produto vai desde atletas até pessoas que buscam melhorar a qualidade de vida”, explica a nutricionista Ellen D’arc, da rede Bio Mundo.

Segundo Ellen, o alimento costuma ser indicado como complemento alimentar para atletas por ter em sua composição até 70% de proteínas. “A abundancia desse componente é essencial para o organismo, visto que o nosso corpo não consegue produzir sozinho e só obtém através da própria nutrição. Pode ser uma grande parceira para quem está introduzindo uma alimentação restrita a carne”, destaca a especialista.

Coração

Estudada pelos cardiologistas, a spirulina atuaria ainda reduzindo os níveis de LDL – colesterol ruim ao corpo – através de seus ácidos graxos. “Ela atua na dilatação dos vasos sanguíneos e na diminuição da pressão arterial”, explica Ellen.

Ela ainda combate os radicais livres por meio da sua grande quantidade de antioxidantes, além de vitaminas B1 e E, dos minerais, magnésio, ferro, manganês e betacaroteno, presentes em menor quantidade em frutas e legumes. Esses componentes estimulam na renovação da pele, cabelo e unha; além de auxiliarem na recuperação de processos inflamatórios e prevenir doenças degenerativas.

Ferro para o corpo

Se comparado ao espinafre, a spirulina oferece mais que o dobro de ferro. O mineral é capaz de aliviar sintomas como dor de cabeça, cansaço e estresse através do aumento da oxigenação celular. “Claramente, a prevenção da anemia também é uma das vantagens, o ferro é fundamental para isso”, completa a nutricionista.

O sistema imunológico é fortalecido a partir da enorme quantidade de vitamina E e de Zinco que a spirulina fornece. O componente estimula a produção das chamadas “células T” – responsáveis pela identificação de invasores no organismo – e aminoácidos capazes de fazer renovação celular.

Este vídeo pode te interessar

E até para quem busca diminuir os números na balança, a spirulina dá essa “mãozinha”. A sensação de saciedade, fornecida pela fenilalanina, faz com se coma menos. O suplemento também favorece na limpeza e desintoxicação do organismo, já que sua ação depurativa acelera o metabolismo. “Uma pessoa com síndrome metabólica, por exemplo, pode se beneficiar da ação anti-inflamatória da alga, refletindo na diminuição do tecido adiposo”,diz Ellen.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais