Conforme a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o Brasil tem quatro a cada dez adultos com nível de colesterol LDL alto. Esse é considerado o mais perigoso, porque se aloja nas paredes das artérias, forma placas de gordura e pode causar doenças, como problemas cardiovasculares, AVC (Acidente Vascular Cerebral), derrame, entre outros.
Os dados são tão preocupantes que há uma data estabelecida pelo governo brasileiro para conscientização da população: o Dia Nacional do Combate ao Colesterol, em 8 de agosto. Segundo a nutricionista Camile Zanichelli, da Always Fit, plataforma de e-commerce especializada em suplementos naturais, os cuidados com o colesterol devem sempre ter acompanhamento médico, independentemente da faixa etária.
“Manter uma alimentação saudável, praticar atividade física e idas regulares ao médico são essenciais para manter os níveis de colesterol em equilíbrio. Além disso, suplementos como ômega 3 também podem ser aliados, desde que tenham recomendação de profissionais de saúde”, afirma.
Abaixo, Camile Zanichelli lista 4 suplementos e alimentos que podem ser aliados à diminuição do colesterol ruim. Confira!
Presente em peixes de águas frias como salmão, sardinha, atum, cavala e arenque, esse ácido graxo é conhecido por trazer benefícios na redução do colesterol ruim e triglicerídeos. Também pode ser encontrado na forma de suplementos de óleo de peixe.
Um dos minerais importantes para a saúde do organismo, o picolinato de cromo pode ser um aliado na redução do colesterol, dos níveis de açúcar no sangue, no controle de diabetes, além de contribuir para a perda de peso.
É possível encontrá-lo em alimentos como oleaginosas, cogumelo, ameixa, aspargo, carne, cereais integrais, vegetais e leguminosas, ovo, feijão, milho-verde, brócolis, queijo, espinafre, assim como também em suplementos em cápsulas.
Conforme a nutricionista, a inclusão de fibras solúveis, encontradas em frutas, vegetais e alguns cereais, também pode ajudar a reduzir o LDL . “Os suplementos como psyllium e betaglucanas podem ser úteis para aqueles que sentem dificuldade em consumir quantidades adequadas de fibras por meio da alimentação. Mas, antes de tudo, é necessário ter um acompanhamento de profissional da saúde, para não haver um consumo que seja prejudicial”, alerta.
Conhecida por ser um antioxidante poderoso que ajuda na redução do colesterol ruim e na saúde cardiovascular, a coenzima pode ser consumida por meio de legumes verdes, como espinafre e brócolis; em frutas, como laranja e morango; leguminosas, como soja e lentilha; frutas secas, amendoim, nozes, pistache e amêndoas; carnes de porco, frango e fígado; e peixes de gordura boa, como a truta, a cavala e a sardinha. Além disso, pode ser suplementada também por pessoas que fazem uso de medicamentos para controlar o colesterol.
Por último e não menos importante, é importante haver consumo de pelo menos dois litros de água por dia, além da prática regular de atividade física , que não só contribui para o controle dos índices do colesterol, como também proporciona bem-estar e ajuda na imunidade.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta