Com uma rotina acelerada e pouco tempo para descanso, é comum terminar o dia com dores nas pernas, inchaço e, por vezes, formigamento. No entanto, é fundamental estar atento a esses sintomas, pois eles também podem ser sinais de problemas na circulação sanguínea.
Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), mostram que cerca de 40% dos brasileiros enfrentam algum tipo de problema vascular ao longo da vida. Desse total, 45% são mulheres e 30% são homens, com a incidência aumentando conforme a idade.
Segundo a Dra. Carol Mardegan, médica vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), a má circulação pode resultar em vários problemas, sendo as varizes um dos mais recorrentes. “As varizes são veias dilatadas e tortuosas que surgem principalmente nas pernas devido à dificuldade do sangue em retornar ao coração. A pressão elevada nas veias, causada por um fluxo sanguíneo inadequado, leva à formação dessas veias visíveis e dolorosas”, explica.
Ainda conforme a especialista, diversos fatores contribuem para o surgimento de doenças venosas, como envelhecimento, alterações hormonais, número de gestações, predisposição genética, maior prevalência entre mulheres e obesidade relacionada ao sedentarismo.
No entanto, adotar alguns hábitos simples pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea. Veja algumas sugestões da Dra. Carol Mardegan!
Reservar alguns minutos no final do dia para elevar as pernas pode ser muito benéfico . Isso ajuda a aliviar o cansaço e facilita o retorno do sangue ao coração. “Elevar as pernas por 5 a 10 minutos é uma prática simples que pode fazer uma grande diferença, especialmente se acompanhada de alongamentos”, sugere a médica.
Ficar sentado ou em pé por longos períodos pode prejudicar a circulação. Movimentar as pernas e os pés com frequência é essencial para que o sangue flua corretamente. “Profissões que exigem longas horas na mesma posição precisam ser equilibradas com intervalos para movimentar os membros inferiores”, recomenda.
A prática regular de atividades físicas , como caminhar, é essencial para uma boa circulação. “Mesmo que seja difícil encontrar tempo para exercícios diários, pequenas caminhadas ao longo do dia podem ajudar a manter o sangue em movimento e a saúde em dia”, aconselha a especialista.
Manter uma alimentação rica e variada, incluindo frutas, legumes, verduras e grãos integrais, contribui para a saúde das veias. Segundo a médica, não se trata de fazer dietas restritivas, mas de buscar um equilíbrio que ajude a controlar a pressão arterial e a fortalecer as paredes das veias.
Consultas regulares com um cirurgião vascular são fundamentais para prevenir complicações e tratar problemas antes que se agravem. “O acompanhamento médico contínuo pode prevenir doenças e garantir um tratamento eficaz e precoce”, finaliza a Dra. Carol Mardegan.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta