> >
5 motivos para incluir a ora-pro-nóbis na alimentação

5 motivos para incluir a ora-pro-nóbis na alimentação

Além de saborosa, essa PANC traz diversos benefícios para o organismo

Publicado em 4 de abril de 2025 às 16:59

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
A ora-pro-nóbis pode ser uma aliada na digestão, imunidade e saciedade (Imagem: Mirian Goulart Nogueira | Shutterstock)
A ora-pro-nóbis pode ser uma aliada na digestão, imunidade e saciedade. (Imagem: Mirian Goulart Nogueira | Shutterstock)

Cada vez mais presentes nas feiras e nas hortas urbanas, as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), como a ora-pro-nóbis, têm ganhado espaço na mesa de quem busca uma alimentação saudável e sustentável. Isso porque elas apresentam enorme potencial nutricional, como vitaminas, minerais e fibras, sendo ótimas para diversificar as refeições sem gastar muito. 

“Elas costumam ser mais acessíveis, já que muitas podem ser cultivadas em casa, e ainda oferecem um perfil nutricional excelente”, explica a nutricionista e educadora física Dani Borges.

Benefícios da ora-pro-nóbis

Entre as PANCs, a ora-pro-nóbis se destaca por seu alto teor de proteínas e fibras. Essa planta trepadeira, muito comum em Minas Gerais, ganhou o apelido de “carne dos pobres” devido ao seu valor nutricional. De acordo com Dani Borges, incluí-la na dieta pode trazer inúmeros benefícios. “Ela ajuda na digestão, melhora a imunidade e ainda é uma fonte vegetal de proteína, o que a torna excelente para quem busca uma alimentação mais equilibrada”, afirma.

A ora-pro-nóbis, rica em fibras e proteínas, é uma ótima opção para incluir na dieta (Imagem: cabuscaa | Shutterstock)
A ora-pro-nóbis, rica em fibras e proteínas, é uma ótima opção para incluir na dieta. (Imagem: cabuscaa | Shutterstock)

Motivos para incluir ora-pro-nóbis na alimentação

Além de ser uma opção sustentável e acessível, a ora-pro-nóbis entrega mais do que sabor. Confira, abaixo, alguns motivos para inserir essa PANC na alimentação:

Por Tayanne Silva

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais