> >
7 benefícios da castanha-do-pará para a saúde e como usá-la

7 benefícios da castanha-do-pará para a saúde e como usá-la

Veja como essa oleaginosa traz diversos benefícios e confira maneiras práticas de consumi-la

Publicado em 12 de setembro de 2024 às 12:39

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Imagem Edicase Brasil
A castanha-do-pará é um superalimento rico em selênio, antioxidantes e gorduras saudáveis. (Peter Hermes Furian | Shutterstock )

A castanha-do-pará, também conhecida como castanha-do-Brasil, é um alimento rico em nutrientes e muito valorizado por seus benefícios para a saúde. Originária da Amazônia, essa oleaginosa é uma excelente fonte de vitaminas, minerais e gorduras saudáveis, sendo um item essencial para quem busca melhorar a alimentação.

Confira, a seguir, 7 benefícios da castanha-do-pará para a saúde e aprenda como inclui-la na dieta.

1. Fonte rica de selênio

A castanha-do-pará é uma fonte natural de selênio, um mineral essencial para o bom funcionamento do organismo. O selênio atua como um poderoso antioxidante, ajudando a combater os radicais livres que causam envelhecimento celular.

2. Melhora a saúde do coração

Com gorduras saudáveis, como os ácidos graxos ômega-3 e ômega-9, a castanha-do-pará contribui para reduzir o colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL. Isso ajuda a manter a saúde cardiovascular em dia, prevenindo doenças como hipertensão e aterosclerose.

“Temos dois tipos de colesterol, o HDL e o LDL. O primeiro seria o que chamamos de colesterol ‘bom’ e requer um nível mais elevado no organismo, enquanto o segundo é o oposto. Ou seja, são dois lados da mesma moeda, que devem estar equilibrados. E é papel dos profissionais do setor de saúde auxiliarem a população nesse objetivo”, explica a Dra. Julia Machline Carrion,  Head of Medical Affairs da epHealth .

3. Ação anti-inflamatória

O selênio, junto com outros compostos bioativos da castanha-do-pará, promove uma ação anti-inflamatória natural. Esse efeito é benéfico para quem sofre de doenças inflamatórias crônicas, como artrite , que é uma doença que funciona “[…] como se o organismo começasse a se atacar. O sistema imunológico, que foi feito para nos defender, começa a ver o sistema da articulação como inimigo”, explica Tatiana Molinas Hasegawa, médica reumatologista.

Imagem Edicase Brasil
A castanha-do-Pará protege o cérebro e ajuda a prevenir doenças como Alzheimer. (Blueastro | Shutterstock)

4. Melhora a função cerebral

Por ser rica em antioxidantes e nutrientes que favorecem a saúde cerebral, a castanha-do-pará pode ajudar a prevenir doenças neurodegenerativas, como Alzheimer . O selênio, em particular, protege o cérebro contra danos oxidativos, melhorando a memória e as funções cognitivas.

5. Fortalece o sistema imunológico

O consumo regular de castanha-do-pará auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, graças ao selênio e às vitaminas do complexo B presentes na oleaginosa. Esses nutrientes são fundamentais para o aumento da resistência contra infecções e a melhora na resposta imunológica do organismo.

“As células do nosso corpo estão constantemente sujeitas a danos tóxicos pela formação de radicais livres, que são provenientes de reações que ocorrem na membrana das células e são responsáveis pela ocorrência de diversas enfermidades e processos degenerativos do organismo humano”, explica o cardiologista Bruno Ganem.

6. Ajuda a regular a função da tireoide

O selênio presente na castanha-do-pará é essencial para a produção adequada de hormônios pela tireoide, glândula responsável pelo controle do metabolismo. O consumo regular dessa oleaginosa pode ajudar a prevenir disfunções tireoidianas, como hipotireoidismo.

7. Melhora a saúde da pele

Rica em vitamina E e antioxidantes, a castanha-do-pará ajuda a proteger a pele dos danos causados pelos radicais livres e pelos raios UV. Esses nutrientes contribuem para manter a pele mais jovem, hidratada e com uma aparência saudável, além de prevenir o envelhecimento precoce.

“Os antioxidantes na dieta podem desempenhar um papel importante na prevenção do envelhecimento da pele e anexos cutâneos, pois são compostos que ajudam a proteger as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres, moléculas instáveis que podem causar estresse oxidativo, que está associado ao envelhecimento prematuro da pele e a uma variedade de problemas dermatológicos”, explica a nutróloga Dra. Marcella Garcez.

Como usar a castanha-do-pará

A castanha-do-pará é muito versátil e pode ser incluída na dieta de várias formas:

  • In natura: a maneira mais comum é consumir uma ou duas castanhas por dia, como um snack entre as refeições.
  • Granola ou cereais: triture as castanhas e adicione à granola ou cereais matinais para dar um toque crocante e nutritivo.
  • Farofa: pique as castanhas e use-as para enriquecer farofas, acrescentando sabor e textura.
  • Saladas: pode ser usada picada ou em lascas sobre saladas, adicionando um toque de crocância e nutrientes extras.
  • Doces e sobremesas: as castanhas-do-pará combinam bem com sobremesas como bolos, tortas e brigadeiros.
  • Pasta de castanha: bata as castanhas no liquidificador até obter uma pasta cremosa, que pode ser usada em torradas ou como recheio.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais