Editor do Se Cuida / gusilva@redegazeta.com.br
Publicado em 15 de abril de 2025 às 14:58
Carolina Dieckmann compartilhou em suas redes sociais um momento da sua rotina de beleza. No vídeo, ela aparece aplicando gelo diretamente no rosto. Aos 45 anos, a atriz revelou que passa gelo diariamente no rosto. Nas imagens, a famosa aparece de roupão aplicando o gelo na região facial. "Vai um gelinho aí...".
Batizada de skin-icing, a ação consiste no resfriamento da pele com aplicação de gelo ou compressas geladas. Famosas como Jade Picon e Rafa Kalimann também já apareceram usando o artifício.
A dermatologista Karina Mazzini conta que não é muito seguro aplicar o gelo direto na pele. "Isso porque a pele do rosto é muito sensível e o contato direto com o gelo pode agredir, causando queimaduras e irritações. Se for uma pele muito sensível, tem que ter cuidado".
O uso do gelo direto na pele pode causar queimaduras. "Chamamos de queimadura por frio. Ele pode causar vermelhidão, dor, sensação de ardor e até bolhas, dependendo do tempo e da sensibilidade da pele. Por isso, não devemos passar o gelo direto na pele, sem proteção", diz a dermatologista.
A médica explica que, se a pessoa quiser usar o gelo, o jeito correto é enrolar o cubo de gelo em um pano ou usar uma bolsa de gel bem gelada. Assim, o frio entra em contato com a pele de maneira mais suave. "Outra opção é fazer compressas frias com gaze ou toalha. E também tem que ser bem rápido, no máximo cerca de dois minutos em cada região".
Karina Mazzini
DermatologistaSe ocorrer queimaduras com o gelo, a pessoa deve suspender o uso na hora. Além de lavar com água fria. "Não esfregar nem aplicar produtos irritantes. Se a queimadura for leve, hidratar com um produto calmante, tipo água termal ou creme para pele sensível. Se piorar, o correto é procurar um dermatologista".
A médica ressalta que não há evidência científica de que o uso rotineiro de gelo melhore a qualidade da pele a longo prazo. "Não há estudos científicos que comprovem que o uso diário de gelo no rosto melhore a qualidade da pele a longo prazo. Ele pode até ajudar momentaneamente no inchaço e na sensação de frescor, mas não substitui uma rotina de cuidados completa — com limpeza, hidratação, proteção solar e, se possível, tratamentos específicos para cada tipo de pele", finaliza a médica.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta