A apresentadora Ana Clara foi diagnosticada com colite, uma doença inflamatória que atinge o intestino grosso. A ex-BBB contou pelo Instagram que este foi o motivo do seu sumiço das redes sociais e aproveitou para atualizar os seguidores sobre seu estado de saúde.
“Desapareci do mapa porque estou desde segunda-feira muito mal. Ontem, finalmente, resolvi ir ao hospital e descobri que estou com colite”, escreveu.
Ela foi medicada e segue descansando o corpo, já que não estava conseguindo dormir.“Só queria dividir mesmo porque faz tanto tempo que eu não fico doente, graças a Deus, que nem lembrava como era”.
A gastroenterologista Mariana Pacheco, da Rede Meridional, explica que colite é o nome dado a qualquer tipo de inflamação que pode acometer o cólon (intestino grosso). "Pode ser resultado de uma infecção por uma bactéria, um vírus, um medicamento ou até por uma doença autoimune".
A médica explica que os sintomas podem ser desde um desconforto leve no abdômen até uma diarreia, que pode vir acompanhada de sangue. "O paciente pode ter febre, vômitos, distensão do abdômen, fica grande, elevado", diz Mariana Pacheco.
Existem diversos tipos de colite, sendo as duas principais a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. "Também oode acontecer a colite medicamentosa, quando tomamos muitos anti-inflamatórios. Alguns pacientes submetidos a radioterapia, feita na região do intestino, podem desenvolver colite", conta a gastroenterologista.
O tratamento para colite depende do tipo de manifestação da doença, da gravidade e da causa. "Se a colite for medicamentosa, às vezes, só a retirada do medicamento já alivia os sintomas e resolve o tratamento. Se for causada por uma bactéria ou um vírus, temos que utilizar um tratamento específico para esses casos. Em outras ocasiões é necessário realizar cirurgia de urgência, porque o intestino está muito inflamado e precisa ser retirado", explica Mariana Pacheco.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta