> >
Como evitar micose de unha? Dermatologistas explicam o tratamento

Como evitar micose de unha? Dermatologistas explicam o tratamento

Os sintomas da micose incluem alterações na aparência das unhas, como espessamento, coloração alterada, deformidade, descolamento e fragilidade

Publicado em 29 de novembro de 2024 às 14:49

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
micose de unha
A onicomicose é uma infecção causada por fungos que afetam as unhas. (Shutterstock)

A micose de unha, também chamada de onicomicose, é uma infecção causada por fungos que pode provocar mudanças de cor, formato e textura da unha. A dermatologista Priscila Passamani explica que a onicomicose é uma infecção causada por fungos que afetam as unhas, tanto das mãos quanto dos pés.

"Esses fungos gostam de ambientes úmidos, escuros e quentinhos. Então, principalmente, as unhas do pé são o foco deles. Eles se proliferam em pés que ficam muito tempo com sapato fechado, como, por exemplo, os tênis de academia. Hoje em dia, com advento das unhas de gel, embaixo dela também fica abafado e úmido, o que pode causar a infecção por fungo nas unhas das mãos", explica a médica.

O primeiro sinal é o descolamento da unha, ela fica solta e oca. E, às vezes, forma uma massinha embaixo da unha. Os sintomas do problema incluem alterações na aparência das unhas, como espessamento, coloração alterada (amarelada, esbranquiçada ou marrom), deformidade, descolamento da unha e fragilidade. "Em alguns casos, pode ocorrer sensibilidade ou dor ao toque", conta Priscila Passamani. É o dermatologista que indica o tratamento mais eficaz.

Priscila Passamani, dermatologista
A dermatologista Priscila Passamani orienta sobre o tratamento da condição. (Divulgação)
Aspas de citação

Os tratamentos podem ser tópicos, oral e até laser. Também existem exames laboratoriais para determinar qual fungo está ativo. Normalmente, as unhas de mão demandam seis meses de tratamento e as dos pés nove meses

Priscila Passamani
Dermatologista
Aspas de citação

Orientações

A dermatologista Renata Bortolini conta que a infecção por fungo descola a unha e muda a cor para amarelada, e em casos mais avançados podem mudar o formato de toda a unha. "A onicomicose pode ser contraída pelo uso de utensílios e calçados contaminados, e o hábito de contato constante com água e sapatos fechados tendem a propiciar a infecção".

A médica também diz que o tratamento para os fungos nas unhas varia entre bases medicadas, comprimidos e lasers específicos. "Para evitar infecção por fungos nas unhas é importante não compartilhar meias, calçados e utensílios como espátulas, lixas e alicates e para as atividades domésticas use luvas de borracha", recomenda.

Renata Bortolini
A dermatologista Renata Bortolini orienta sobre o tratamento da condição. (Divulgação)
Aspas de citação

A infecção pode passar de uma unha para a outra. A orientação é tratar o problema logo que perceber

Renata Bortolini
Dermatologista
Aspas de citação

Cuidados

- Em casa, o uso alternado dos calçados é fundamental, além de deixar o sapato em lugar arejado sempre. 

- Ir em manicure que esterilize os materiais. 

- Quem tem unha de gel, deve fazer a manutenção regular e deixar a unha respirar. 

- Quem pratica  o Beach Tennis, a orientação é usar esmaltes antifúngicos e limpar bem os pés.

- É importante manter as unhas curtas e limpas, secar bem os pés, evitar andar descalço em locais públicos e úmidos, usar meias que absorvem a umidade e trocar sapatos regularmente. 

- É bom evitar o uso compartilhado de utensílios para unhas e higienizá-los bem antes do uso.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais