Você reuniu a família, confraternizou com os amigos e... comeu demais. Passado as festas de fim de ano, é comum que muita gente fique com aquela sensação de estar um pouquinho acima do peso habitual. Além das calorias extras, nessa época também acumulamos líquidos e tendemos a ficar mais inchados. Mas calma, tem jeito!
De acordo com a nutricionista Bruna Rabello, algumas atitudes simples, além de controlar a ingestão de calorias nos próximos dias, ajudam a driblar esse efeito e a colocar o metabolismo em ordem.
Na dúvida do que usar no seu suco detox? “Frutas: limão, maçã, abacaxi, uva e laranja. Os vegetais que você mais vai usar são salsão, couve, pepino, espinafre e cenoura. E para adicionar um toque especial ao suco, você pode usar gengibre, salsinha e hortelã”, ensina.
O que os sucos detox fazem por você? “Ajudam a perder peso mais rápido, alimentam as bactérias boas do intestino, ajudam na desintoxicação do fígado, melhoram a absorção de nutrientes, ajudam na redução do colesterol e também ajudam a melhorar a pele, reduzir os níveis de açúcar no sangue, melhorar o desempenho nas atividades físicas e aumentar a variedade de vegetais que você consome”, explica a nutricionista.
Nos próximos dias, dê preferência a uma alimentação leve, rica em fibras e com pouca gordura.
“Comida natural, evite os industrializados. Se for cru, como vegetais e legumes, melhor ainda! Eles têm poucas calorias, bastante líquidos e vitaminas. Evite alimentos muito gordurosos. Se não consegue ficar apenas na salada, dê preferência para proteínas de fácil digestão como carnes brancas, ovos e peixes. Insira algumas oleaginosas no seu cardápio como castanhas, nozes e avelã. E invista em fibras: elas ajudam no bom funcionamento do organismo, estimulando a eliminação do bolo fecal, e isso também colabora para diminuir o inchaço na região da barriga”, explica.
Por último, mas não menos importante: fazer exercícios também conta! “Uma leve caminhada já ajuda a aumentar a circulação e ativar o metabolismo. Então, se possível, caminhe pelo menos 30 minutos”, sugere a nutricionista.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta