A cantora Preta Gil foi internada na noite de sexta (7), no Rio de Janeiro. A artista, que se apresentaria no São João da Thay, no Maranhão, teve uma infecção urinária em razão de um cálculo renal.
"Informamos que a artista Preta Gil está internada no hospital Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, para tratamento de uma infecção urinária gerada por um cálculo renal. Preta está bem, recebendo os cuidados médicos, e em breve retornará aos seus compromissos profissionais", diz a informação foi divulgada por meio dos Stories do Instagram.
Considerada uma das infecções mais comuns, principalmente em mulheres, a ITU - Infecção do Trato Urinário (ou infecção urinária) é associada à bactéria “Escherichia coli” em cerca de 8 a cada 10 casos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia.
De acordo com o urologista Cristóvão Barbosa Neto, do São Cristóvão Saúde, a maior incidência de infecções urinárias no público feminino ocorre devido a diferenças anatômicas e hormonais. “A uretra feminina é mais curta e está mais próxima do ânus, tornando mais fácil para as bactérias intestinais alcançarem o trato urinário. Além disso, o contato sexual pode facilitar a entrada de bactérias na uretra. As alterações hormonais ao longo do ciclo menstrual podem afetar o ambiente vaginal, tornando-o mais suscetível a infecções”, esclarece.
Para evitar contaminações, algumas práticas mencionadas pelo urologista podem ajudar a reduzir o risco de infecções urinárias, como:
Segundo Cristóvão Barbosa Neto, os sintomas de infecções urinárias podem variar, sendo os mais comuns “dor ou ardor ao urinar; aumento da frequência urinária; urgência para urinar; sensação de bexiga não completamente vazia; urina turva ou com odor forte; presença de sangue na urina; dor no baixo ventre ou na região lombar”. Em casos mais graves, o especialista aponta que podem ocorrer febre e calafrios.
Além disso, infecções urinárias de repetição, quando não tratadas adequadamente ou quando ocorrem frequentemente, podem levar a várias complicações.
Em casos mais graves, a infecção pode se espalhar para os rins, causando pielonefrite, uma infecção renal grave que pode levar à perda da função renal.
Quando recorrentes, as infecções urinárias podem afetar negativamente a qualidade de vida, causando dor, desconforto e impactando a saúde emocional e psicológica da pessoa afetada. “A prevenção e tratamento adequados são fundamentais para evitar essas complicações”, finaliza o urologista.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta