A jabuticaba é pequenina, tem a casca roxa e polpa branca. O gosto é saboroso e ela traz inúmeros benefícios. Também conhecida como a "uva brasileira", é uma fruta da primavera. Ou seja, agora é o melhor momento possível para consumi-la com frequência e aproveitar todos os seus benefícios para a saúde.
"Apesar de pequeno, o fruto da jabuticabeira é rico em diversos nutrientes para o corpo, como vitaminas do complexo B e compostos capazes de prevenir o surgimento de diversos cânceres, além de ainda combater o envelhecimento precoce", explica a nutricionista Juliana Tinelli.
A fruta é rica em antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres no corpo, protegendo as células do estresse oxidativo e retardando o envelhecimento celular. "Eles também têm propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Também é rica em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico.
A nutricionista conta que qualquer pessoa pode consumir jabuticaba, mas é importante ter em conta algumas considerações. "Pessoas com alergias a frutas ou histórico de sensibilidade devem consumir com moderação".
O consumo excessivo de jabuticaba pode causar desconforto digestivo, como gases e diarreia, devido ao seu alto teor de fibras. "A jabuticaba pode prender o intestino, por isso não é tão indicada para pessoas com prisão de ventre", diz Juliana Tinelli.
O consumo excessivo do caroço da jabuticaba pode causar desconfortos digestivos, como gases e inchaço. A nutricionista conta que devido o alto teor de fibras, se consumida em excesso, a jabuticaba pode levar desconforto digestivo, como gases e diarreia. A dose diária recomenda é cerca de 10 a 15 unidades por dia.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta