A quinoa ganhou popularidade como um alimento saudável, que contribui para o bom funcionamento do corpo. E a semente é muito indicada para praticantes de atividades físicas, pois é rica em proteínas, o que auxilia no fortalecimento muscular. Com inúmeros benefícios, ela é considerada um superalimento.
"A quinoa é um alimento funcional que desempenha papéis importantes no organismo. Um deles é o aumento da saciedade, contribuindo para o processo de emagrecimento. Além disso, é um alimento de fácil acesso e de alto valor nutricional", explica a nutricionista Emily Francielle.
O alimento é versátil. "Além dos grãos, pode ser encontrada em farinha e em flocos. É possível preparar receitas e substituir por outros carboidratos, deixando ainda mais nutritivo", explica a nutricionista. Ele também é rico em fibras que melhoram a digestão e regulam o funcionamento do intestino. Além disso, as fibras agem como um prebiótico, que melhora o equilíbrio da microbiota e protege contra o desenvolvimento doenças inflamatórias intestinais.
O alimento pode ser usado no combate à anemia ferropriva pelo seu elevado conteúdo de ferro, no tratamento da osteoporose pela presença de cálcio e na prevenção de doenças cardiovasculares por conter ômega 3 e 6. "Não existe uma contra-indicação para pessoas saudáveis, mas para quem tem a doença de Crohn, deve evitar o consumo dos grãos, para não causar inflamação no intestino", diz a nutricionista.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta