Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, muitas pessoas aproveitam o período para tirar férias em praias e piscinas, deixando de lado uma rotina alimentar adequada. Essa combinação pode trazer riscos à saúde, especialmente em relação à desidratação e consumo de alimentos que podem estragar facilmente quando expostos às altas temperaturas.
A estação exige cuidado especial com a alimentação. O calor intenso pode causar falta de apetite, tornando fundamental optar por inserir na dieta alimentos leves e estar atento à procedência, validade e acondicionamento dos produtos consumidos. O aumento da temperatura corporal e da transpiração tornam o consumo regular de líquidos indispensável.
A nutricionista Tarcila Campos, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, diz que é possível conciliar momentos de lazer com uma alimentação saudável, mesmo durante o verão. “Adote estratégias que priorizem refeições leves, nutritivas e refrescantes, sem excluir completamente os alimentos mais prazerosos. Dê preferência a alimentos frescos e naturais, como frutas e vegetais, que ajudam na hidratação e são aliados da saúde”, orienta. Outra dica é consumir sucos naturais de frutas, água de coco e água.
Para manter um cardápio saudável e saboroso, devemos incluir alimentos leves, ricos em água e nutrientes que ajudam a manter a hidratação e bem-estar de forma geral.
Preparações frias são boas opções para o verão, como saladas variadas, wraps, vitaminas e sorvetes caseiros feitos com frutas e iogurte natural, que ajudam a refrescar o corpo.
Outro cuidado importante diz respeito ao consumo de alimentos vendidos por ambulantes, como milho cozido, queijo coalho e frutos do mar. Esses produtos podem oferecer riscos à saúde, pois nem sempre é possível garantir que o preparo, armazenamento e manuseio foram realizados de forma adequada. Por isso, esses alimentos podem ser contaminados por bactérias, vírus ou parasitas, exigindo cuidado redobrado com a higiene e a conservação para evitar intoxicações alimentares.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta