Meio de pagamento mais utilizado no Brasil, o Pix — sistema instantâneo criado pelo Banco Central — vai ganhar uma nova funcionalidade a partir de sexta-feira (28), quando as instituições financeiras passarão a disponibilizar o Pix por aproximação aos clientes.
Segundo o Banco Central, a nova modalidade é equivalente à aproximação sem contato que atualmente é feita com os cartões de crédito e de débito. Assim, será possível fazer um Pix aproximando o seu celular da maquininha por meio do aplicativo do banco ou usando uma carteira digital oferecida por instituições autorizadas pelo Banco Central.
A nova opção foi pensada para ser uma forma de pagamento mais rápida e simples que o Pix por QR Code, pois será possível fazer a transferência até mesmo sem abrir o aplicativo do banco.
Inicialmente, as transações terão um valor máximo padronizado de R$ 500, mas o valor máximo de transação por dia poderá ser alterado.
Ainda segundo o Banco Central, as outras formas de iniciação, como a chave e o QR Code continuam existindo. A nova funcionalidade é de disponibilidade facultativa, tanto para carteiras digitais, quanto para bancos e para provedores de maquininhas.
Portanto, consulte seu banco para saber se a funcionalidade está disponível em seu aplicativo ou em alguma carteira digital. Além disso, o Pix por aproximação é possível apenas em maquininhas habilitadas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta