Entre tantos motivos e caminhos que levam os bairros à disputa da tradicional Taça EDP das Comunidades, um deles se explica pela regra fundamental da competição: para representar a comunidade é preciso morar no bairro. O desejo de "vestir as cores" do local onde nasceu, foi criado e atualmente une as meninas de Barramares, Vila Velha, que tiveram a melhor campanha de uma equipe feminina na primeira fase da E-Taça EDP das Comunidades 2020, realizada em um novo formato, mas com o mesmo espírito de competitividade.
É o que diz o técnico da equipe, o também presidente da Associação de Moradores de Barramares, Ronaldo Santana. Segundo ele, a nova forma de disputa é uma novidade para quase todo mundo, mas que não impede o sonho de conquistar a taça.
Ronaldo Santana, de 44 anos, colabora com projetos sociais na comunidade há mais de dez anos. Hoje, o Centro de Treinamento Esportivo Barramares oferece, entre várias oportunidades, aulas de caratê, jiu-jitsu e futebol
No ano passado, ainda em um cenário sem pandemia, as meninas do bairro canela-verde conquistaram o terceiro lugar na Taça EDP das Comunidades. Em 2020, no Grupo B da competição em novo formato, a comunidade teve a melhor campanha da primeira fase. Foram oito jogos, seis deles com vitória. Apenas um empate e uma derrota. Os 19 pontos garantiram o primeiro lugar do grupo, que também tem Nova Rosa da Penha, Consolação, Padre Gabriel e Jaburuna.
"O resultado é melhor que o esperado. Por não jogarem com frequência e treinarem pouco durante a semana está sendo uma surpresa pra gente. Normalmente a equipe que tem profissionais chega mais longe. Mas não é o nosso caso, as meninas só jogam de forma amadora", relatou o técnico.
Por ter melhor campanha, Barramares decide o confronto de quartas de final "em casa", jogando a partida de volta como mandante. Às 9h deste sábado (5), a comunidade enfrenta São Pedro. Você pode acompanhar a partida ao vivo em agazeta.com.br/tacaedpdascomunidades.
"Queremos começar o sábado com um placar favorável, o segredo é começar bem", diz Ronaldo sobre as quartas de final.
A equipe masculina de Barramares se classificou na fase de grupos, mas perdeu para Novo Porto Canoa nas oitavas de final, e se despediu da competição.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta