Estão definidas as equipes que vão disputar as oitavas e as quartas de final da Taça EDP das Comunidades 2024. No masculino, 16 times já conhecem os adversários das oitavas e, no feminino, oito times se preparam para as quartas de final.
Após vinte jogos simultâneos na Grande Vitória durante a manhã e a tarde deste sábado (16), a fase classificatória foi encerrada com partidas entre equipes de Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari, Cariacica, Viana e Aracruz. Para o grupo masculino, que contou com 32 times na fase inicial, as oitavas de final já acontecem neste domingo (17), no Campo do Alagoano, na Capital.
São Pedro x Parque Residencial Tubarão - 8h
Praia de Carapebus x Cruzamento - 9h
Feu Rosa x Santa Terezinha - 10h
Graúna x Eldorado - 11h
Nova Bethânia x Perocão - 14h
Barra do Jucu x Nova Rosa da Penha - 15h
São Cristóvão x Aparecida - 16h
Muquiçaba x Nova Almeida - 17h
Já para o grupo feminino, que teve 12 equipes na fase inicial, as partidas para quem se classificou para as quartas de final estão previstas para o início de dezembro.
Bairro da Penha x Serra Dourada - 8h
Rio Marinho x Jesus de Nazareth - 10h
São Francisco x Muquiçaba - 15h
Jardim Guadalajara x Nova Rosa da Penha - 17h
Para Rafael Neres, treinador da equipe da Grande São Pedro, da Capital, o momento é de unir ainda mais o grupo para manter o bom aproveitamento. "Fizemos três jogos e conquistamos três vitórias que, apesar de tudo, foram dificílimas. Hoje terminamos essa fase e, ainda assim, já teremos um treino para que a gente volte a entrar em campo com outra competição em mente. É mata-mata e se perdemos estamos fora, mas estaremos focados e com a cabeça fria de olho nas quartas", projetou o treinador.
Já para o xará Rafael Nunes, comandante do time de Nova Almeida, da Serra, a fase da oitavas promete grandes emoções. "Nós montamos um time para ir além da primeira fase. Conquistamos a classificação com resultados expressivos e com uma equipe aguerrida, e o momento é de treinar cada vez mais para que a gente possamos chegar à próxima fase com um futebol ainda melhor", disse o treinador.
Os detalhes das partidas, classificação, artilharia e mais informações sobre os jogos podem ser conferidos atráves do aplicativo da competição, disponível para iOS e Android.
➣ 17/11 - Oitavas de final ( apenas masculino)
➣ 01/12 - Quartas de final
➣ 07/12 - Semifinal
➣ 08/12 - Disputa pelo 3º lugar
➣ 14/12 - Finais
Para as equipes campeãs, a competição vai promover R$ 32 mil em premiações, sendo R$ 16 mil para cada um dos times. Segundo o regulamento previamente apresentado, os valores serão integralmente revertidos para a compra de materiais esportivos como chuteiras, coletes, bolas e demais itens voltados para o desenvolvimento do esporte nas comunidades.
Além disso, os segundos e terceiros lugares vão contar com premiação de medalhas e um kit de uniforme completo para os 22 atletas que disputaram a competição.
Ao mesmo tempo, quem vibra nas arquibancadas não fica de fora dos prêmios, já que, no final da Taça, a torcida mais animada e que promover a confecção de bandeiras, faixas e camisas da forma mais criativa, vai receber o prêmio “Torcida Campeã”, com um churrasco liberado para 100 pessoas.
Para além das quatro linhas, a competição, promovida pela Central das Comunidades (CDC), elabora ações de inclusão e transformação social aos jovens participantes. Em campo, a Taça visa promover a cultura de paz, a descoberta de talentos, valorização do futebol capixaba e fomento do esporte e da cidadania nas comunidades. Além disso, nas arquibancadas e no entorno dos gramados, ações de envolvimento com o público vão promover premiações para os moradores e torcedores.
O campeonato, tradição entre jovens atletas que buscam no futebol a inspiração para a realização de seus sonhos, é uma parceria da Rede Gazeta com a Central das Comunidades, com a EDP e com o Governo do Espírito Santo, através da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta