Vitória
O pontapé inicial foi dado e a Taça EDP das Comunidades 2024 está oficialmente lançada. Na manhã deste sábado (26) as 44 comunidades classificadas para a disputa foram apresentadas no Estádio Governador Bley (atual Campo do Ifes Jucutuquara) em Vitória, reunindo quase mil atletas que vão jogar a maior competição de comunidades do Espírito Santo.
Em campo, Jesus de Nazareth e Alagoano, equipes da Capital, fizeram a estreia em dose dupla, tanto no masculino, quanto no feminino, dando show para a torcida presente nas arquibancadas. Abrindo as partidas, as meninas entraram em campo e mostraram talento para inaugurar o placar da competição.
Com a bola rolando, melhor para Jesus de Nazareth, que venceu por 3 a 2. Sem mostrar desânimo diante do forte calor que tomou conta de Vitória nesta manhã, as jovens atletas demonstraram entrosamento e abriram uma vantagem de três gols sobre as adversárias, com gols de Anna Lya, Lara e Melissa.
O conforto no placar, entretanto, foi ameaçado no segundo tempo, com as substituições feitas pela equipe do bairro Alagoano. Em jogada ensaiada, Maria diminuiu a diferença e ainda participou da construção do segundo gol da comunidade, marcado por Eshyly.
Anna, autora do primeiro gol da competição e uma das líderes do time de Nazareth em campo, pontuou a importância da Taça para o desenvolvimento do esporte entre as mulheres e apontou os próximos passos da equipe.
“É minha primeira vez jogando e tenho certeza que, no próximo jogo, vamos seguir de cabeça erguida para valorizar essa vantagem importante. Agora é treinar e manter a expectativa lá no alto para ganharmos novamente”, projetou.
Enquanto o time feminino de Jesus de Nazareth garantiu os três pontos para a comunidade, no masculino um banho de água fria marcou a estreia dos atletas. Logo no início da partida, Miguel Carlos abriu o placar e o time mostrou tranquilidade em campo.
Na sequência, a equipe do bairro Alagoano se aproveitou da baixa efetividade e das faltas cometidas pelo adversário para reverter o resultado para 3 a 1, com gols de João Vitor, Ryan Carlos e Kayke.
Para João, que marcou o gol de empate em bela cobrança de falta, o resultado revertido no placar reflete a organização da equipe da região central da Capital dentro e fora de campo.
“Começamos com uma vitória importante e vamos seguir fazendo nosso papel em busca da nossa maior expectativa, que é sermos campeões. Mesmo saindo atrás no placar, mantivemos a calma, colocamos a bola no chão e conseguimos dar o nosso melhor”, disse o atleta.
Fechada a fase de apresentação e abertura da Taça, as equipes da Grande Vitória agora se preparam para os jogos que vão dar sequência à primeira rodada da competição, marcados para 2 de novembro. Os detalhes das partidas, classificação, artilharia e mais informações sobre os jogos podem ser conferidos atráves do aplicativo da competição, disponível para iOS e Android.
➣ 02, 09 e 16/11 - Jogos Classificatórios
➣ 17/11 - Oitavas de Final
➣ 01/12 - Quartas de Final
➣ 07/12 - Semifinal
➣ 08/12 - Disputa pelo 3º Lugar
➣ 14/12 - Finais
Para as equipes campeãs, a competição vai promover R$ 32 mil em premiações, sendo R$ 16 mil para cada um dos times. Segundo o regulamento previamente apresentado, os valores serão integralmente revertidos para a compra de materiais esportivos como chuteiras, coletes, bolas e demais itens voltados para o desenvolvimento do esporte nas comunidades.
Além disso, os segundos e terceiros lugares vão contar com premiação de medalhas e um kit de uniforme completo para os 22 atletas que disputaram a competição.
Ao mesmo tempo, quem vibra nas arquibancadas não fica de fora dos prêmios, já que, no final da Taça, a torcida mais animada e que promover a confecção de bandeiras, faixas e camisas da forma mais criativa, vai receber o prêmio “Torcida Campeã”, com um churrasco liberado para 100 pessoas.
Para além das quatro linhas, a competição, promovida pela Central das Comunidades (CDC), elabora ações de inclusão e transformação social aos jovens participantes. Em campo, a Taça visa promover a cultura de paz, a descoberta de talentos, valorização do futebol capixaba e fomento do esporte e da cidadania nas comunidades. Além disso, nas arquibancadas e no entorno dos gramados, ações de envolvimento com o público vão promover premiações para os moradores e torcedores.
O campeonato, tradição entre jovens atletas que buscam no futebol a inspiração para a realização de seus sonhos, é uma parceria da Rede Gazeta com a Central das Comunidades, com a EDP e com o Governo do Espírito Santo, através da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta