Fechada a fase de seleção dos atletas que vão disputar a Taça EDP das Comunidades 2024, as 44 equipes da Grande Vitória agora voltam suas atenções para o sorteio das chaves e para o início oficial da competição, marcado para o próximo sábado (26).
O chaveamento dos times de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Viana, Anchieta, Fundão e Aracruz (Comunidade Indígena) será definido na sede da Rede Gazeta, na Capital, na próxima quinta-feira (24). No sorteio, os jogadores e jogadoras ainda vão receber, de forma gratuita, os uniformes compostos por camisa, short e meião.
Parceira da disputa desde as primeiras edições nos campos e também no formato digital (E-taça), a EDP, concessionária de energia do Espírito Santo, também marcou presença nos finais de semana de peneiras e, para Wagner Carnetti, gestor de segurança do trabalho da EDP, a Taça é uma ferramenta para valorização do esporte e também para a proximidade das comunidades com a empresa, que leva informações sobre o consumo eficiente de energia, segurança com a rede elétrica e meios para facilitar o acesso aos serviços da concessionária.
“Apoiar iniciativas que evidenciam o bem-estar e a conscientização está em sintonia com os valores da companhia, que é usar a nossa energia para cuidar melhor das pessoas e comunidades onde atuamos. Estamos na torcida por todos os times que estão na disputa nesse momento de classificação e temos certeza que os escolhidos farão um lindo espetáculo em campo”, salienta Wagner.
Durante dois finais de semana, mais de cinco mil atletas entraram em campo para a fase de seleção. Nas peneiras, times de toda a Grande Vitória selecionaram 22 jogadores e jogadoras para o decorrer da competição.
Para Marcelinho das Comunidades, um dos criadores da Taça, é chegado o momento onde as comunidades alinham as estratégias em busca do troféu.
“Temos novos times e grandes equipes. Agora a coisa começa a ficar mais séria e fechamos o momento de separar o joio do trigo. Esperamos agora uma competição sadia, produtiva e com as comunidades bem engajadas”, frisa Marcelo, coordenador da Central das Comunidades (CDC).
Após o sorteio, as equipes serão apresentadas na abertura oficial da competição. No próximo sábado, o Estádio Governador Bley (atual campo do Ifes Jucutuquara) será o palco para a estreia, com entrada gratuita para as torcidas.
Os jogos classificatórios serão realizados já em novembro, com partidas marcadas para 02, 09 e 11 do próximo mês. Também em novembro, no dia 17, as oitavas de final serão disputadas, abrindo espaço para quem avançar para as quartas, marcadas para 1º de dezembro. Confira o cronograma completo abaixo:
➣ 24/10 - Sorteio de Chaves (sede da Rede Gazeta)
➣ 26/10 - Abertura dos Jogos (Campo do Ifes, Jucutuquara, em Vitória)
➣ 02, 09 e 16/11 - Jogos Classificatórios
➣ 17/11 - Oitavas de Final
➣ 01/12 - Quartas de Final
➣ 07/12 - Semifinal
➣ 08/12 - Disputa pelo 3º Lugar
➣ 14/12 - Finais
Para as equipes campeãs, a competição vai promover R$ 32 mil em premiações, sendo R$ 16 mil para cada um dos times. Segundo o regulamento previamente apresentado, os valores serão integralmente revertidos para a compra de materiais esportivos como chuteiras, coletes, bolas e demais itens voltados para o desenvolvimento do esporte nas comunidades.
Ao mesmo tempo, quem vibra nas arquibancadas não fica de fora dos prêmios, já que, no final da Taça, a torcida mais animada e que promover a confecção de bandeiras, faixas e camisas da forma mais criativa, vai receber o prêmio “Torcida Campeã”, com um churrasco liberado para 100 pessoas.
Para além das quatro linhas, a competição, promovida pela Central das Comunidades (CDC), elabora ações de inclusão e transformação social aos jovens participantes. Em campo, a Taça visa promover a cultura de paz, a descoberta de talentos, valorização do futebol capixaba e fomento do esporte e da cidadania nas comunidades. Além disso, nas arquibancadas e no entorno dos gramados, ações de envolvimento com o público vão promover premiações para os moradores e torcedores.
O campeonato, tradição entre jovens atletas que buscam no futebol a inspiração para a realização de seus sonhos, é uma parceria da Rede Gazeta com a Central das Comunidades, com a EDP e com o Governo do Espírito Santo, através da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta