Cariacica vai ganhar um Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, o Margaridas. O núcleo vai ser inaugurado nesta sexta-feira (28), às 8h30, em Jardim América, com a previsão de prestar assistência a 200 mulheres por mês.
Desenvolvido pela Secretaria de Estado das Mulheres, o centro vai oferecer um atendimento humanizado e acolhedor para mulheres vítimas das mais diversas formas de violências. Para isso, contará com o auxílio de profissionais especializados, como advogados, assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais.
O Núcleo Margaridas ainda vai acompanhar e monitorar, junto aos órgãos de Segurança Pública e Justiça, a responsabilização dos agressores de mulheres.
De acordo com a secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, o atendimento das vítimas também poderá ser efetuado através de encaminhamentos.
“A mulher pode ser encaminhada por qualquer outro serviço e de qualquer outro órgão do Estado, pois trabalhamos integrados com as políticas de assistência, educação, saúde e segurança pública. Então, caso esses serviços entendam que seja necessário, podem fazer o encaminhamento para o núcleo", explica a secretária.
Com a finalidade de intensificar o combate à violência, o Núcleo Margaridas também vai elaborar campanhas e atividades educativas voltadas à prevenção e erradicação da violência contra a mulher.
“A gente vem hoje com uma linha de ação para o empoderamento dessa mulher na busca da sua autonomia e independência financeira, fomentando também a questão do empreendedorismo e da qualificação profissional. Então, além do atendimento especializado, no momento em que procura o serviço, ela também tem um acompanhamento para que possa sair desse ciclo de violência”, destaca Jacqueline.
Situado na Avenida Espírito Santo, número 131, em Jardim América, o Centro Margaridas da Região Metropolitana vai funcionar em Cariacica e atenderá também as vítimas de violência dos municípios de Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. O atendimento vai acontecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com plantões aos sábados. Ao contrário de outros serviços, para receber as orientações do núcleo não é preciso fazer agendamento.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta