O CineMarias abrirá, em março, inscrições para uma nova turma que produzirá curtas sobre violência de gênero e denúncias da Lei Maria da Penha. É o terceiro ano consecutivo do projeto, que também realiza mostras de cinema nacional e capixaba de filmes dirigidos pelo público feminino, além de shows, workshops e masterclasses gratuitos.
Podem se inscrever jovens com idades entre 18 e 35 anos, que ainda recebem bolsa-auxílio pela participação. A capacitação dura quatro semanas, com aulas de Roteiro, Direção e Montagem, além de oficina prática simulando um set de filmagem, roda de acolhimento com bate-papo e palestra sobre a Lei Maria da Penha.
No ano passado, foram lançados 8 curtas inéditos pelo LAB Audiovisual, que é a etapa formativa do projeto voltado para mulheres cis, trans, travestis e pessoas não-bináries. O objetivo, segundo o projeto, é "proporcionar às participantes uma qualificação técnica básica na área de audiovisual, trabalhando de forma poética e artística a reflexão e a memória sobre a mazela social das mulheres em situação de violência, e a falta de representatividade feminina no cinema, na mídia e nos espaços de poder".
Em 2022, foram selecionadas 30 jovens que receberam bolsa de R$ 600, residentes da Grande Vitória e, prioritariamente, moradoras de comunidades atendidas pelo programa Estado Presente ou inscritas no CADÚnico. Desse grupo, também foram priorizadas pessoas com deficiências (PCDs) e que já sofreram algum tipo de violência ou mesmo acionaram a Lei Maria da Penha.
Os dados evidenciaram que, entre as inscritas, 69,6 % já sofreram algum tipo de violência (física, sexual, patrimonial ou moral), 68,5% se autodeclara negra (pretas e pardas) e a maioria possui renda de até um salário mínimo (66,3%).
As participantes produziram 3 filmes, que contaram com um lançamento especial em dezembro, durante a 1ª Mostra CineMarias —Corpo é Território, junto aos cinco curtas produzidos pelo LAB de 2021, período de pandemia, quando não houve Mostra presencial.
Além disso, em abril de 2023, também está prevista a abertura de inscrições da 2ª Mostra CineMarias para filmes brasileiros produzidos por identidades femininas que compõem as duas mostras competitivas de curtas-metragens brasileiros (nacional e capixaba). Serão selecionados 12 curtas (6 capixabas e 6 nacionais).
Mais informações do projeto podem ser acompanhadas pelo site cinemarias.com.br e instagram @cinemarias. As datas de inscrições das atividades serão divulgadas um mês antes da abertura nessas plataformas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta