> >
Prefeitura reverte decisão e quiosque será desocupado de novo em Vila Velha

Prefeitura reverte decisão e quiosque será desocupado de novo em Vila Velha

Quiosque do Vitalino chegou a reabrir as portas na última terça-feira (25), por meio de decisão judicial e uso de força policial; retomada dos trabalhos, porém, foi interrompida

Publicado em 27 de março de 2025 às 14:36

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura
Quiosque do Vitalino, em Vila Velha, volta a ser fechado após prefeitura conseguir nova decisão judicial
Quiosque do Vitalino, em Vila Velha, volta a ser fechado após prefeitura conseguir nova decisão judicial. (Karla Rodrigues/Leitor)
João Barbosa
Repórter / jbarbosa@redegazeta.com.br

Reaberto na última terça-feira (25), após três meses de interdição, o Quiosque do Vitalino, na Praia de Itaparica, em Vila Velha, voltou a ser fechado novamente nesta quinta-feira (27), após a prefeitura canela-verde conseguir decisão para manter o estabelecimento sem funcionar.

No início desta tarde, servidores municipais começaram a retirar mercadorias e frequentadores do local. O momento foi registrado pela fotógrafa Karla Rodrigues.

A novela sobre o funcionamento do quiosque teve seus primeiros capítulos ainda no final de 2024, quando o espaço foi interditado por crimes ambientais, ocupação irregular da faixa da areia e mais uma série de reclamações. Em janeiro, a prefeitura comunicou que encerraria o contrato de concessão com o empreendimento, o que foi concluído no início de março.

Quiosque do Vitalino, em Vila Velha, volta a ser fechado após prefeitura conseguir nova decisão judicial(Karla Rodrigues/Leitor)

Mesmo sem contrato, o proprietário do quiosque conseguiu na Justiça uma liminar dando a autorização para voltar a trabalhar no local. Apesar de ser barrada pela prefeitura por duas vezes, a abertura da última terça (25) foi concretizada por meio de decisão judicial e até mesmo com uso de força policial, como determinava o ofício da 2ª Vara da Fazenda Pública de Vila Velha.

Nesta quinta (27), a Prefeitura de Vila Velha informou que derrubou, no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), a decisão liminar obtida pelo quiosque, que, assim, será fechado novamente.

“O quiosque já havia sido desocupado no último dia 21. Porém, o proprietário obteve uma liminar na Justiça e abriu novamente o espaço esta semana, na terça-feira (25). No entanto, a liminar foi cassada e o estabelecimento será desocupado nesta tarde de quinta-feira (27)”, informou a prefeitura.

Procurada pela reportagem de A Gazeta, a defesa do Quiosque do Vitalino informou que ainda não foi informada oficialmente sobre a nova decisão, mas adiantou que vai recorrer.

Quiosque foi interditado no final de 2024
Quiosque foi interditado às vésperas do réveillon de 2025. (João Barbosa)

Relembre

Em janeiro, o Quiosque do Vitalino teve seu contrato encerrado pela Prefeitura de Vila Velha. Segundo a gestão municipal, o espaço instalado na Praia de Itaparica foi alvo de um processo de rescisão unilateral do contrato. O interesse em encerrar a concessão já havia sido comunicado pela prefeitura, quando a interdição foi anunciada em dezembro de 2024. A conclusão da rescisão foi oficializada em março, como pontua o Executivo.

Segundo a Prefeitura de Vila Velha, o motivo para a interdição e o consequente fim do contrato foram baseados em função de o estabelecimento descumprir normais legais de funcionamento, bem como ter desrespeitado a legislação ambiental, já que teria invadido e desmatado uma área de restinga da praia. De acordo com a administração municipal, pelo menos 15 boletins de ocorrência estão registrados em relação ao local. Em um deles, ainda é destacada a conduta de desobediência, resistência e desacato por parte do proprietário.

“Além de crimes ambientais, também vêm sendo registrados, através da fiscalização, outras irregularidades, a exemplo de não cumprimento das normas sanitárias. Foram encontrados no estabelecimento, na última fiscalização, alimentos sem procedência, sem identificação e validade, além de um ambiente de manipulação inadequado, sujo e sem organização”, divulgou a gestão canela-verde.

O quiosque também já foi alvo de reclamações da vizinhança por conta de barulho e confusões no local. Em um único dia, o estabelecimento chegou a receber 11 notificações e três autos de infrações e apreensão de materiais, conforme cita a prefeitura.

Segundo sinalizado pela prefeitura vila-velhense na interdição do espaço, a quantidade de cadeiras e mesas ultrapassava o número permitido pelas regras do município. Algumas eram colocadas até no calçadão e bancos ficavam perto da área de restinga, podendo estar descumprindo uma lei ambiental, conforme a administração.

A interdição de 2024, inclusive, não foi a primeira do espaço. Em 2020, o local também foi alvo da ação depois de uma festa no réveillon que resultou em pessoas feridas após uma explosão durante queima de fogos. O estabelecimento não possuía autorização para uso dos materiais pirotécnicos.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais