> >
1° lote do IR: clientes da Caixa reclamam que não receberam restituição

1º lote do IR: clientes da Caixa reclamam que não receberam restituição

Queixas tomaram conta das redes sociais nesta sexta-feira (31), dia em que foi liberado o pagamento a mais de 5,5 milhões de brasileiros

Publicado em 31 de maio de 2024 às 17:05

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura

Atualização

A reportagem de A Gazeta deu notoriedade ao problema na tarde de sexta-feira (31) após uma verdadeira enxurrada de reclamações nas redes sociais. A Caixa foi procurada desde então, mas somente se posicionou na tarde deste sábado (1º), afirmando que o pagamento "está sendo regularizado". Veja mais informações neste link

Clientes da Caixa Econômica Federal alegam que não receberam o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2024, liberado nesta sexta-feira (31). Nas redes sociais, usuários do banco afirmam que, mesmo sendo contemplados nessa rodada de pagamentos, as transferências bancárias ainda não foram realizadas.

É o caso da professora Ariany Lisbôa, de Vitória. Em conversa com A Gazeta, ela disse que foi conferir logo cedo se a restituição havia caído, mas viu que o saldo estava inalterado. "A Receita costuma fazer o pagamento de madrugada, para a minha surpresa eu não recebi o valor que consta na declaração. Liguei para o meu contador, ele conferiu tudo e estava escrito: 'Enviada para crédito no banco'". 

Ariany disse que contava com o dinheiro para esta sexta-feira (31) e que chegou a ir até uma agência do Banco do Brasil, onde recebeu uma declaração que o valor havia sido creditado via Pix na conta dela. 

Portal da Receita Federal mostra que restituição do IR deveria ter caído nesta sexta-feira (31)
Portal da Receita Federal mostra que restituição do IR deveria ter caído nesta sexta-feira (31). (Reprodução)
1º lote do IR - clientes da Caixa reclamam que não receberam restituição

Depois, ela foi até a Caixa e o atendente conferiu que a transferência não foi realizada. "O atendente do lado falou que também não recebeu, estava aguardando e que choveu ligações na agência de pessoas que não receberam. Agora, a recomendação é eu aguardar até segunda (3) e ir ao Banco do Brasil, novamente, para contestar", contou a professora.

A restituição não paga também foi alvo de reclamações nas redes sociais. Veja abaixo. 

Houve também quem brincou com a situação, mesmo chateado por não ter recebido o dinheiro ainda. 

Quem recebe o primeiro lote da IR 

  • Idosos acima de 80 anos;
  • Contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • Cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Moradores do Rio Grande do Sul;
  • Quem utilizou a declaração pré-preenchida ou optou pela restituição via Pix;
  • Contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave. 

A consulta sobre o lote já está disponível desde quinta-feira (23). O próximo pagamento de restituição será no dia 28 de junho e a consulta será feita a partir de 21 de junho.

No Espírito Santo, 89.988 contribuintes estavam na lista para receber no primeiro lote e o valor de crédito chega a R$ 149 milhões. Do total de declarações enviadas, 37,8% optaram por receber a restituição via Pix.

Em todo o Brasil, serão contemplados no primeiro lote 5.562.065 contribuintes, com um valor total de R$ 9,5 bilhões em devolução. De acordo com a Receita Federal, este é o maior valor já pago pela Receita Federal em um lote de restituição do IRPF. Isso inclui também restituições residuais de exercícios anteriores.

Em nota, o BB disse que "a restituição do primeiro lote de IRPF foi processada adequadamente, sem nenhuma intercorrência no processamento dos pagamentos para os clientes do BB. O BB não comenta sobre processos de outras instituições financeiras, orientando que os questionamentos sejam realizados a cada banco".

A reportagem de A Gazeta procurou a Caixa, para saber se o banco está ciente das reclamações e se houve algum erro, mas não obteve retorno até o fechamento do texto.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais