A Suzantur, transportadora de São Paulo que arrendou as linhas da Itapemirim no fim de 2022, após a viação ter a falência decreta pela Justiça paulista, trouxe de volta a marca e lançou, ainda, um ônibus comemorativo aos 70 anos da empresa criada no Espírito Santo.
A sentença de falência proferida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) permitiu que a Suzantur arrendasse (quando o uso de um bem é cedido para outra parte) as linhas Kaissara e Itapemirim por 12 meses, podendo o prazo ser prorrogado por igual período. Além disso, passou a ter direito a utilizar guichês, marcas e parte dos imóveis da empresa.
A decisão judicial permitiu, com isso, que a empresa de São Paulo entrasse em solo capixaba com sua própria marca, mas a companhia optou por não descartar o nome Itapemirim. Segundo a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), a companhia paulista está autorizada a rodar com as linhas desde março de 2023.
Quem procura por passagens da Itapemirim e as redes sociais da viação encontra o site com o domínio “Nova Itapemirim”. Em conversa com a reportagem de A Gazeta, o diretor operacional da Suzantur, Júlio Cézar de Assis, afirmou que a proposta é trazer uma mensagem de otimismo e inovação à marca. “Optamos por criar o site com a premissa de uma nova Itapemirim”, frisou.
A ideia de renovação da marca não vai, no entanto, provocar mudanças no logotipo e na identidade visual da Itapemirim, até hoje presentes no imaginário dos passageiros.
“Na decisão de arrendamento, o juiz permitiu que a Suzantur fizesse o uso do nome marca Itapemirim”, explicou o diretor.
“Assumimos as linhas da Itapemirim por acreditar na marca, na força de suas operações, pelo potencial de expandir ainda mais as operações, adotando o que há de mais atualizado nos modelos de ônibus, conforto, qualidade, gestão e inovação”, destacou Júlio Cézar.
Fundada em 4 de julho de 1953, a Itapemirim completa 70 anos neste ano. Para comemorar a data, a Suzantur lançou um ônibus com uma plotagem especial.
“Estamos na segunda homenagem. A primeira foi com a aquisição do ônibus Double Deck modelo Scania 8x4, que trouxe, nas suas laterais, a homenagem ao senhor Camilo Cola, dona Ignez e aos colaboradores que fizerem essa empresa”, contextualizou o diretor.
“A segunda, foi a caracterização retrô da pintura dos primeiros ônibus da Itapemirim. Fizemos a pintura no modelo G7 1200 Marcopolo com a numeração 70.000”, completou.
Das 132 linhas da Kaissara e Itapemirim, a Suzantur colocou 16 em operação nos últimos 10 meses, incluindo nas rotas as capitais Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória. A previsão é que outras, incluindo destinos no Espírito Santo, voltem a operar em breve, sendo:
Até o mês de dezembro deste ano, o objetivo da Suzantur é ter 150 novos ônibus em operação e maximizar a frota rodoviária que faz parte do acervo de linhas da Itapemirim e Kaissara.
A garagem da Itapemirim em Cachoeiro, no Sul do Estado, faz parte do processo judicial da massa falida, mas, por enquanto, ainda não foi transferida para a Suzantur. Com isso, a empresa paulista estuda a viabilidade de compartilhamento de garagem com viações parceiras.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta