Em meio à disputa da fase de quartas de final, a Copa Espírito Santo 2023 é oficialmente paralisada. Nesta segunda-feira, o Real Noroeste entrou com um recurso, no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-ES), para tentar reaver os seis pontos perdidos, em decorrência de uma escalação irregular. A subtração, na primeira fase, decretou a eliminação do time de Águia Branca.
Assim como aconteceu no Campeonato Capixaba Sub-20, quando o Vitória-ES recorreu até o Superior Tribunal de Justiça Desportiva para tentar reverter uma situação semelhante, a Federação de Futebol (FES) vai manter a Copa ES suspensa até que a situação na Justiça Desportiva seja resolvida.
O recurso do Real Noroeste será julgado na próxima segunda-feira, às 18h30, em sessão extraordinária do Pleno do TJD-ES. Caso o Tribunal mantenha a punição, o time de Águia Branca ainda pode recorrer ao STJD. Com isso, a paralisação da Copa Espírito Santo pode se estender por pelo menos mais duas semanas.
Dos quatro confrontos das quartas de final, três já foram decididos e os respectivos times se classificaram para as semifinais. Apenas o encontro entre Nova Venécia e Linhares FC não foi realizado, porque a FES aguarda a resolução do caso do Real Noroeste na Justiça Desportiva. Com a perda de pontos do time de Águia Branca, o Linhares herdou a vaga.
O primeiro time a garantir a vaga nas semifinais foi o Serra, que eliminou o Pinheiros com vitórias fora (2 a 0) e dentro do Robertão (1 a 0), na última sexta-feira. O Cobra-Coral vai enfrentar o Porto Vitória, que passou pelo Capixaba. Na ida, o Porto venceu por 2 a 0 e, na volta, empatou em 2 a 2.
Quem também avançou às semifinais e aguarda o vencedor de Nova Venécia e Linhares é o Rio Branco-ES. O Capa-Preta empatou em 0 a 0, com o Rio Branco VN, no primeiro jogo realizado em Venda Nova do Imigrante. No segundo, disputado no Kleber Andrade, o Brancão venceu por 2 a 1.
O futuro campeão da Copa Espírito Santo 2023 garante a vaga para a Série D do Brasileirão 2024. O vice vai jogar a Copa Verde, no ano que vem.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta