> >
Mutirão vai negociar débitos de IPTU e ISS em 7 cidades do ES

Mutirão vai negociar débitos de IPTU e ISS em 7 cidades do ES

De segunda (17) a sexta-feira (21), Tribunal de Justiça do Espírito Santo realiza ação com contribuintes em municípios para reduzir o número de dívidas tributárias

Publicado em 14 de março de 2025 às 18:16

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Dívida, débito, IPTU, imóvel
Semana de Regularização Tributária ocorrerá em sete cidades capixabas. (Divulgação)

Quem tem débitos em aberto em tributos municipais, como IPTU, ISS e ITBI, vai ter a oportunidade de regularizar a situação, da próxima segunda (17) até sexta-feira (21), durante a Semana de Regularização Tributária, evento do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), que ocorrerá em sete cidades capixabas.

A ação foi criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e teve sua primeira edição em 2024 em todo o país. O objetivo é incentivar o diálogo, o consenso e o acordo para solucionar dívidas tributárias.  

A iniciativa é da Coordenadoria das Varas Cíveis e do Nupemec – Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania. Participam da segunda edição da Semana de Regularização Tributária os municípios de Serra, Cariacica, Viana, Piúma, Linhares e Alfredo Chaves.

O contribuinte que participar do mutirão poderá ter descontos em obrigações acessórias, como multas e juros. Cariacica, por exemplo, vai dar desconto de até 85% e parcelar o pagamento em 120 vezes para que os moradores coloquem os impostos em dia, segundo Eduardo Dalla Bernardina, procurador do município.

Prefeitura de Vitória também estará à disposição para receber os cidadãos no Balcão da Gerência Tributária Fiscal.

A Amunes (Associação dos Municípios do Espírito Santo) participa desta força tarefa na missão de mobilizar os demais municípios para que se preparem para a realização dos atendimentos.

Segundo o TJES, os contribuintes que tiverem ação judicial relacionada a débitos com o governo do Estado podem entrar em contato com por meio do e-mail ntt@pge.es.gov.br informando o nome da pessoa jurídica, CNPJ e o número do processo judicial.

Os demais contribuintes que não possuem ação judicial relacionada a débitos e pretendem pagá-los podem requerer a negociação por adesão à proposta da Procuradoria Geral do Estado (PGE), por meio de um formulário eletrônico (publicado no site da PGE) do dia 24 de março a 14 de abril de 2025.

As execuções fiscais são apontadas pelo CNJ, no documento Justiça em Números 2024, como o principal fator de morosidade do Judiciário,  pois processos de execução fiscal chegam à Justiça após frustrações nas tentativas administrativas de recuperação do crédito tributário.

Com efeito, representam no Brasil 31% do total de casos pendentes e 59% das execuções pendentes no Poder Judiciário, com taxa de congestionamento de 87,8%.

No Espírito Santo, há um total de 15% de execuções fiscais pendentes em relação ao total de processos no primeiro grau, enquanto a média do país é de 36%. A taxa de congestionamento na execução fiscal no TJES é de 89%, enquanto a média no país é de 88%.

O evento foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e teve sua primeira edição em 2024 em todo o país. O objetivo é incentivar o diálogo, o consenso e o acordo para solucionar dívidas tributárias.

A Semana Nacional da Regularização Tributária faz parte da Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado à Alta Litigiosidade do Contencioso Tributário, instituída por meio da Resolução CNJ nº 471/2022 do CNJ.

Locais e horários de funcionamentos

Cariacica

Serra

Viana

Vitória

Piúma

Linhares

Alfredo Chaves

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais